Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Asteroide descoberto há 3 anos reforça a existência do nono planeta

Corpo hipotético estaria localizado para lá de Plutão

Asteroide descoberto há 3 anos reforça a existência do nono planeta
Notícias ao Minuto Brasil

12:31 - 31/05/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Sistema

Um grupo de 38 cientistas descobriu por que o asteoide 2015 BP519, descoberto há três anos, tem uma inclinação de 54 graus em relação aos demais astros do Sistema Solar. Segundo este artigo científico, o corpo celeste segue esta rota única por influência gravitacional de um nono planeta, localizado após Plutão (que, atenção, não é mais considerado um planeta).

A possível existência de um nono planeta não é um assunto novo. Já em 2014, uma dupla de astrônomos norte-americanos suspeitou desta existência enquanto estudava um planeta-anão bem longe da Terra.

De acordo com a revista Superinteressante, os pesquisadores ainda não podem dizer que as evidências são suficientes para comprovar a existência do Planeta 9. No entanto, a hipótese ganha cada vez mais corpo com estas descobertas.

+ Malware rouba dados bancários monitorando o que você faz no computador

De forma hipotética, podemos pensar que o planeta é um pastor, que arrasta ovelhas cósmicas pelo espaço - como seria o caso do asteroide 2015 BP519. O problema é que daqui da terra os cientistas só conseguem observar as "ovelhas", por enquanto. Por isso, quanto mais corpos atípicos forem descobertos, mais dados os pesquisadores terão para triangular a posição do suposto nono planeta do Sistema Solar.

Campo obrigatório