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Existem 20 tipos de pessoas no Facebook. Qual a sua personalidade?

Do Informer ao Voyeur, passando pelo hater, um estudo da PSE identificou recentemente uma vitrine de 20 personalidades presentes na rede social

Existem 20 tipos de pessoas no Facebook. Qual a sua personalidade?
Notícias ao Minuto Brasil

07:51 - 22/09/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Estudo

Existem os que fazem muitas e frequentes postagens, os que nunca têm nada de positivo a dizer, os que gostam de passar despercebidos, os que só gostam de páginas de viagens e aqueles que só procuram ‘promoções’. E você, sabe qual é o seu perfil no Facebook? Talvez você não soubesse, mas esta rede social é uma verdadeira vitrine de personalidades.

Ao todo, concluiu um estudo recente elaborado pela PSE - Produtos e Serviços de Estatística e a que o Notícias ao Minuto teve acesso, são 20 as personalidades diferentes que ‘passeiam’ pelo Facebook.

Durante um ano e com o objetivo de ajudar as empresas a captar o interesse dos usuários da rede social, a PSE analisou “670 mil seguidores de mais de 300 marcas, em oito setores de atividade (Automóvel, Banco, Mídia, Retalho, Saúde, Seguros, Transportes e Turismo). E foi dessa pesquisa que “resultou a identificação de 20 perfis de comportamento”.

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De entre as 20 personalidades digitais destaca-se o Influencer, “aquele que faz muitas publicações e recebe bastantes reações dos usuários”. Há também o Informer, que “faz muitos comentários e num grande número de páginas distintas” ou o Cool & Happy, “aquele que tem apenas comentários positivos” e que se distingue do Hater que “nunca se mostra positivo nas suas interações com as marcas no Facebook”.

Junto com eles, encontramos também “aquele que se interessa por diferentes áreas e pesquisa sobre bastantes indústrias e marcas”: o Voyeur. O que “comenta maioritariamente uma marca e de forma sempre positiva (Brand Lover), ou ainda o que faz a maioria das intervenções com as marcas durante a madrugada, o Sleepless”.

Já o Adventurer “foca-se bastante nas áreas temáticas que alimentam o seu espírito aventureiro, com especial enfoque nos temas de automóvel e de viagens”, ao passo que o  Bargain Hunter “usa o Facebook para procurar promoções e concurso para adquirir produtos de marcas a um preço mais apelativo”.

O Debater “interage muito no Facebook, havendo muitos com ele com especial interesse pela área dos Media”, o Digital Consumer interessa-se “por diversas marcas, sobretudo no âmbito digital”, enquanto o Life Styler, “interage com alguma frequência e mostra especial interesse em páginas da imprensa dedicadas a temas femininos, de sociedade e saúde”.

Ainda mais presente, o  Fast “comenta muitas vezes e com curtos períodos de intervalo, estando muito atento ao Facebook”, enquanto o Observer raramente faz comentários.

Aquele que usa esta rede social para procurar e consultar insights sobre uma área e marca específica é o Insight Seeker, havendo ainda o que é muito fiel à sua marca favorita, apenas comentando nessa página (Loyal Participant) e o que, pelo contrário, comenta muitas marcas, mas todas do mesmos setor de atividade (Industry Follower)

Fechando a lista falamos do Prime Time Follower, “aquele que comenta no Facebook durante a noite, depois do jantar e antes de se deitar, sobretudo numa área específica”, o Motorhead, “que mostra especial interesse por páginas que abordam temas relacionados com motos e automóveis”, e o Traveler, que “se interessa maioritariamente por páginas de viagens”.

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