Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

China confirma 2º gravidez com embrião de DNA modificado

Experimento de He Jiankui foi alvo de duras críticas

China confirma 2º gravidez com embrião de DNA modificado
Notícias ao Minuto Brasil

16:07 - 22/01/19 por ANSA

Tech Cientistas

As autoridades da China confirmaram que há uma segunda mulher grávida no âmbito do experimento conduzido pelo cientista He Jiankui para criar bebês geneticamente modificados e resistentes ao HIV.   

A pesquisa, revelada em novembro passado, levou ao nascimento de duas gêmeas, Nana e Lulu, que He garante serem imunes ao vírus da Aids, por meio da alteração do gene CCR5. Na ocasião, o cientista já havia dito que uma segunda gravidez estava em curso, mas não há detalhes sobre a mulher.   

+ EUA e China negociam exploração da Lua, diz Nasa

He foi demitido da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China, em Shenzhen, e está sob vigilância de uma dezena de policiais em um alojamento do centro de ensino. Segundo inquérito da província de Guangdong, o cientista "evitou a supervisão de seu trabalho e violou normas de pesquisa porque queria ser famoso".   

O estudo levantou críticas em toda a comunidade internacional, devido às dúvidas sobre a real compreensão por parte de He a respeito dos riscos envolvidos na modificação do DNA. Os resultados do estudo não foram verificados de forma independente, e a mulher e as gêmeas envolvidas na experiência estão sob observação médica constante. (ANSA)

Leia também: Nova foto mostra duas tempestades em Júpiter

Campo obrigatório