Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mesmo com zika na saliva, autoridades não proíbem beijo no Carnaval

Ministério apenas pede cautela aos foliões e alerta sobre cuidados na hora de compartilhar copos ou escovas de dente

Mesmo com zika na saliva, autoridades não proíbem beijo no Carnaval
Notícias ao Minuto Brasil

22:58 - 05/02/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Atenção

A descoberta de que o zíka vírus foi detectado pela primeira vez em amostras de saliva fez o Ministério da Saúde pedir 'cautela e prevenção' às pessoas. No entanto, como destaca o G1, nenhuma autoridade sanitária pediu para que as pessoas evitem beijo durante o Carnaval.

A publicação explica que a presença do vírus na saliva não significa necessariamente que ele pode ser transmitido a outrea pessoa, mas pesquisadores que estudam o patógeno consideram essa possibilidade.

O Ministério da Saúde recomenda às pessoas evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como escovas de dente e copos. Porém, o G1 refere que nada disso faz sentido se o compartilhamento ocorrer entre pessoas que se beijam.

O Ministério da Saúde e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), um dos principais centros de pesquisa estudando o zika no Brasil, têm mais rigor quando se referem a mulheres grávidas, que devem evitar aglomerações e evitar dividir copos.

Os órgãos não comentaram nada sobre o beijo.

Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz, afirma que sob o aumento da ocorrência de beijos no Carnaval, "o risco estará aumentando", mas que não se considera proibir o beijo "uma medida de saúde pública".

Campo obrigatório