Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Primeiro-ministro cancela viagem a Haia

O primeiro-ministro ucraniano, Arseni Iatseniuok, anunciou hoje (23) que não vai à cúpula de Haia, que começa amanhã (24), na Holanda. Durante uma reunião do conselho de ministros, Iatseniuok explicou que tem que continuar as negociações para completar o programa com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Primeiro-ministro cancela viagem a Haia
Notícias ao Minuto Brasil

12:17 - 23/03/14 por Agência Brasil

Mundo Ucrânia

Mais de 50 líderes mundiais são esperados em Haia para discutir formas de evitar ataques nucleares.

Hoje (23), o secretário do Conselho de Segurança Nacional e de Defesa da Rússia, Andrii Paroubii, alertou que as tropas russas de Vladimir Putin estão preparadas para atacar a Ucrânia a qualquer momento.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e líderes do G7 - grupo das sete maiores economias mundiais que inclui Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Japão -, anunciaram que, independente do encontro em Haia, terão um encontro paralelo para discutir sanções adicionais à Rússia pela anexação da Crimeia.

Países da União Europeia e os Estados Unidos, assim como a Ucrânia, não reconhecem como legítimo o resultado do referendo feito no dia 16, quando 96,6% dos eleitores da Crimeia votaram a favor da reunificação com a Rússia.

Ontem (22), tropas russas tomaram o controle da Base Aérea de Belbek, um dos últimos bastiões da Ucrânia na Crimea, após um ultimato dado aos comandantes da unidade para que entregassem o quartel ou mudassem de lado. Pelo menos seis carros blindados russos participaram do ataque.

Entre os líderes esperados no encontro de Haia estão os presidentes Barack Obama, François Hollande (França), Xi Jinping (China), Park Geun Hye (Coreia do Sul), o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e os primeiros-ministros Shinzo Abe (Japão) e Stephen Harper (Canadá). A Rússia vai estar representada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov.

Campo obrigatório