Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vítimas civis no Afeganistão aumentou 8% no primeiro trimestre

Vítimas civis no Afeganistão aumentou 8% no primeiro trimestre, diz ONU

Vítimas civis no Afeganistão aumentou 8% no primeiro trimestre
Notícias ao Minuto Brasil

17:22 - 12/04/15 por Agência Brasil

Mundo ONU

O número de vítimas civis no Afeganistão resultantes dos confrontos entre as forças de segurança e os insurgentes aumentou 8% no primeiro trimestre deste ano em relação ao igual período de 2014, informou hoje (12) um organismo das Nações Unidas (ONU).

Segundo a Missão de Assistência das Nações Unidas naquele país (UNAMA), o número de vítimas civis registrado de janeiro a março nos combates foi 521, com 136 mortos e 385 feridos.

"As Nações Unidas apelam às partes em conflito para tomar todas as medidas necessárias para proteger os civis", disse, em comunicado, o chefe da UNAMA, Nicholas Haysom.

O apelo do responsável ocorre com a chegada da primavera, período em que começa a se verificar um aumento das ações dos insurgentes no Afeganistão.

O número total de vítimas civis no conflito afegão, incluindo as causadas não só pelos combates mas também pela explosão de minas e outros ataques seletivos, foi 1.810 nos primeiros três meses deste ano, com 655 mortos e 1.155 feridos.

Depois dos combates, as bombas artesanais foram a segunda causa de vítima civis no ano passado, com 155 mortos e 275 feridos.

Os ataques seletivos foram a terceira causa, com 217 mortos e 92 civis feridos, com um incremento de 34%.

Em 2014, o país islâmico aumentou a violência contra militares, com 3,7 mil civis mortos e 7 mil feridos, segundo as Nações Unidas.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) concluiu em 2014 a missão militar no Afeganistão, tendo a força no terreno substituída em janeiro deste ano por um contingente formado por cerca de 4 mil soldados que integram as forças afegãs.

Os Estados Unidos continuam contra a missão antiterrorista com a presença de 9,8 mil soldados, que serão mantidos até final do ano.

Campo obrigatório