Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Falta de higiene bucal pode afetar bebê e provocar parto prematuro

Gestantes devem consultar um dentista para avaliar a saúde bucal e evitar complicações

Falta de higiene bucal pode afetar bebê e provocar parto prematuro
Notícias ao Minuto Brasil

08:08 - 25/10/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Gestante

Um dos primeiros passos após descobrir uma gravidez é consultar com um médico ginecologista. No entanto, a maioria das gestanes não sabe que é necessário estar atenta à saúde bucal. De acordo com uma reportagem publicada no blog Saúde sem Neura, do R7, a falta de cuidados com os dentes é capaz de aumentar o risco de parto prematuro (menos de 37 semanas de gestação), com recém-nascidos abaixo do peso (menos de 2,5 kg) e ainda desenvolver quadros de pré-eclâmpsia (pressão alta).

A reportagem do R7 conversou com a dentista Rosana Possobon, professora da área de psicologia aplicada da FOP – Unicamp (Faculdade de Odontologia de Piracicaba). Isso ocorre devido as as alterações hormonais, nutricionais, microbianas e metabólicas típicas da gestação deixam a mulher com maior predisposição às doenças gengivais, explicou a dentista.

Um exemplo é a gengivite, causada pelo acúmulo de placa. É uma película viscosa e incolor de bactérias que se forma, em um período de 12 horas, nos dentes e na gengiva. A especialista esclarece que os sintomas clássicos do quadro são gengiva vermelha, sangramento e, às vezes, inchaço. Outro sinal é o recuo ou retração da gengiva.

Destaca a publicação que, se o problema não for diagnosticado, a inflamação pode evoluir para uma periodontite e causar danos mais graves e permanentes aos dentes.

Os especialistas recomendam visitas ao dentista antes da gravidez para tratar possíveis problemas já existentes e durante a gestação para avaliar a saúde bucal. A recomendação é que as consultas sejam realizadas a cada três meses, como forma de prevenção.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório