Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Presidente da Islândia cria polêmica sobre pizza de abacaxi

Gudni Johannesson teve que se explicar sobre suas preferências

Presidente da Islândia cria polêmica sobre pizza de abacaxi
Notícias ao Minuto Brasil

11:01 - 22/02/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo "proibição"

O presidente da Islândia, Gudni Johannesson, provocou uma polêmica internacional ao declarar que, se dependesse dele, "proibiria por lei o abacaxi como ingrediente de recheio de pizza".

A reposta do mandatário a uma pergunta inocente de um estudante gerou uma acalorada discussão nas redes sociais, que ultrapassou as fronteiras da Islândia e obrigou Johannesson a esclarecer oficialmente sua posição, com a mesma importância que se dá a incidentes diplomáticos. O caso foi batizado pela imprensa da Islândia de "abacaxigate" e começou durante um encontro entre o presidente e alunos de uma escola da cidade de Akureyri.

Depois de discutir vários temas de atualidade com os jovens e confessar que seu time preferido de futebol é o Manchester United, Johannesson brincou que, se "tivesse poder, proibibia por lei o abacaxi sobre a pizza". No Twitter, o assunto logo deu origem à hashtag #pineappleonpizza ("abacaxi na pizza"), que viralizou pelo mundo. Em outras redes sociais, os internautas se dividiram em quem apoiava e quem discordava do mandatário no quesito gastronômico.

A controvérsia chegou a um ponto em que a rede norte-americana CNN fez uma pesquisa entre o público para saber quem gostava de abacaxi na pizza, no estilho "hawaiano".

O presidente da Islândia, um país com cerca de 320 mil habitantes, viu-se obrigado a publicar uma nota no Facebook, em inglês e islandês, para explicar que gosta de abacaxi, "mas não na pizza". Eleito em junho do ano passado, Johannesson, de 48 anos, é um dos presidentes mais amados da Islândia, com uma aprovação que bate os 97%. O apoio público foi crescendo à medida que Johannesson tomou decisões como rejeitar um reajuste salarial de 20%, doar 10% de seu salário para ações beneficentes e se tornar o primeiro líder mundial a participar de uma Parada Gay.

A sua informalidade também gera elogios dos eleitores. Uma noite, o presidente foi visto em um restaurante comprando uma pizza para levar para casa. Com certeza, não era de abacaxi.    (ANSA)

Campo obrigatório