Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

João Doria tem empresa offshore comprada da Mossack Fonseca

O tucano, que é pré-candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, tem a Offshore está incorporada nas Ilhas Virgens Britânicas

João Doria tem empresa offshore comprada da Mossack Fonseca
Notícias ao Minuto Brasil

09:44 - 01/05/16 por Notícias Ao Minuto

Política Panama Papers

O pré-candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, João Doria Jr., comprou uma empresa de prateleira do escritório panamenho Mossack Fonseca. De acordo com o site Blog do Fernando Rodrigues, incorporada no paraíso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas, a offshore Pavilion Development Limited foi usada por Doria para adquirir um apartamento em Miami (EUA) em 1998 por US$ 231 mil sem que a propriedade aparecesse em seu nome.

Há contratos, procurações e cópia de passaportes de Doria e sua mulher, junto a mensagens de e-mail referentes à compra da offshore, dentre os 11,5 milhões de documentos dos

Panama Papers, divulgados pelo ICIJ (Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos). A série provocou a queda do primeiro-ministro da Islândia e revelou esquemas de lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio em centenas de países.

As informações são originais, da base de dados da Mossack Fonseca. Os dados foram obtidos pelo jornal alemão

Süddeutsche Zeitung

e compartilhados com o ICIJ.

Comprar ou abrir uma offshore não é ilegal, desde que a empresa seja declarada à Receita Federal no Brasil.

Nelson Wilians, advogado de Doria, apresentou uma das 27 páginas da declaração de bens de seu cliente no Imposto de Renda de 2016 na qual a Pavilion Development aparece declarada. Mas não atendeu o pedido da reportagem para mostrar as declarações de IR de 1998, quando Doria comprou a offshore, e dos anos posteriores. O advogado disse que elas só serão apresentadas, à Justiça Eleitoral, se Doria vier a ser formalizado como candidato.

Campo obrigatório