Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Por que não se pode usar celular dentro do avião?

Funcionários de companhias aéreas garantem que o objetivo real é manter passageiros e gadgets sob controle

Por que não se pode usar celular dentro do avião?
Notícias ao Minuto Brasil

21:05 - 22/11/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech Medida

Todas as vezes que o embarque tem início é sempre a mesma coisa: apertar os cintos, ajustar a poltrona e desligar o celular. As companhias aéreas determinam expressamente que durante pousos e decolagens todos os aparelhos eletrônicos devem permanecer desligados, mas afinal, por quê?

Segundo a Super Interessante, uma hipótese remota e nunca comprovada é a de que as ondas eletromagnéticas emitidas pelo aparelho podem interferir nos instrumentos da aeronave. Se tal fato realmente ocorresse, por segurança muito provavelmente os passageiros seriam impedidos de viajar com seus celulares.

Partindo deste princípio, outras teorias começam a surgir. Funcionários de companhias aéreas garantem que o objetivo real é manter passageiros e gadgets sob controle nos momentos mais críticos do voo. Outra teoria sugere que a culpa na verdade é das operadoras. Caso alguém pudesse fazer uma ligação em condições adversas (como 11 mil metros de altitude e 1.000 km/h), o sinal teria que passar por diversas torres de transmissão, o que daria uma grande dor de cabeça na hora de revisar os acordos nacionais e internacionais de roaming.

Mas há também uma terceira teoria, bem prática: falta de interesse. Um levantamento do instituto de pesquisa Forrester indica que apenas 16% dos americanos querem usar celulares a bordo; aliás, 55% são contra. Melhor continuar do jeito que está.

Campo obrigatório