Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Confira dicas para usar melhor a câmera do seu smartphone

Dependendo do seu dispositivo, é possível captar fotografias com grande qualidade de imagem, mas é preciso usar melhor as funções existentes

Confira dicas para usar melhor a câmera do seu smartphone
Notícias ao Minuto Brasil

09:35 - 27/04/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech Fotografia

As câmeras dos smartphones estão cada vez melhores, mas isso não significa que todos os usuários estão aptos a aproveitá-las ao máximo. Em muitas situações, é preciso usar as funções extras do celular, a fim de captar melhor o momento.

O The Next Web tem algumas dicas e sugestões que se aplicam também a câmeras fotográficas convencionais mas que podem ter resultados impressionantes nas imagens captadas através do seu smartphone. Confira!

Foque a imagem

Para tirar uma fotografia, o primeiro passo é focar a imagem. Com o sistema de focagem automática, terá de conceder alguns segundos para a câmara focar o objeto pretendido e lembre-se, não trema as mãos se não quiser ter fotografias desfocadas.

Dê cor às fotografias

Com um flash à noite as suas fotografias podem 'estourar' e ter menos cor, algo que pode ser evitado compensando a exposição da câmera à luz. Isso é possível manualmente no aplicativo do smartphone e é praticamente garantido que conseguirá fotografias mais coloridas. Se precisar mesmo de flash na fotografia, certifique-se que a luz da máquina não é a única fonte de luz na fotografia.

Tenha o cenário adequado

Algumas câmeras de smartphones têm um número de pixels limitado, por esta razão deve-se evitar determinadas situações que possam não dar o ‘brilho’ necessário às suas fotografias. Assim, deve evitar situações com pouca luz e com pouco contraste assim como objetos em movimento.

Não menospreze a luz

A cor da luz tem importância na composição da fotografia, não a menospreze. Brinque com as cores e veja o que funciona melhor com o quê. Cores mais quentes, por exemplo, resultam bem com objectos no mesmo espectro de cor.

O momento certo

Ter ‘olho’ para a fotografia pode ser inerente para algumas pessoas mas quanto mais treinar e fotografar, mais conseguirá perceber qual é o momento certo para captar a imagem perfeita. Para isso, deve desligar o flash e ter uma exposição nula para ser capaz de captar o momento certo.

Crie o seu estilo

Uma vez munido de todas as funcionalidades e a experiência que precisa, pode tentar perseguir o seu próprio estilo, brincando com as cores, reflexos e elementos na fotografia. Esta etapa é especialmente importante caso tenha o desejo de ter uma carreira na área da fotografia e pretende publicar o seu trabalho através das redes sociais.

Campo obrigatório