Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Fumaça de queimadas chega ao Sul e do Sudeste do Brasil

Imagens de satélite do Inpe mostram que vento trouxe fuligem de queimadas para diversas regiões de São Paulo e Paraná

Fumaça de queimadas chega ao Sul e do Sudeste do Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

10:50 - 20/09/19 por Notícias Ao Minuto Brasil

Brasil Queimadas

Os ventos úmidos que sopram da Amazônia para as regiões Sul e Sudeste trouxeram fumaça de queimadas para diversas cidades de São Paulo e Paraná. A fumaça é oriunda de focos de fogo no Cerrado e na Amazônia, mas também de países vizinhos como Bolívia, Peru e Paraguai. O fenômeno foi verificado na quarta-feira (18) e chegou à cidade de São Paulo nesta quinta-feira (19).

As imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que a fumaça, que encobriu diversas cidades de São Paulo e Paraná nesta quinta-feira, se deslocou de regiões da Bolívia, Paraguai e dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Os satélites do Programa Copernicus, da Agência Espacial Europeia, mostram altas concentrações de aerosol, indicativo de fumaça de queimadas, chegando a áreas do Sul e do Sudeste às 19h desta quinta-feira.

"É 100% certo que essa fumaça vem das queimadas", afirma Alberto Setzer, coordenador do programa de monitoramento de queimadas do Inpe. "A fumaça aqui no Sudeste do país inclui fontes no Cerrado, Amazônia, Bolívia, Peru e Paraguai", explica.

A alta concentração de monóxido de carbono (CO) no ar também demonstra o transporte de fumaça pelos ventos. Segundo o mapa da ferramenta Windy.com, a alta concentração de CO chegou até a capital paulista.

Segundo meteorologistas, o estado de São Paulo está sob influência de uma frente fria, que trouxe chuvas, enquanto a região Centro-Oeste permanece com baixa umidade.

"Grande parte da região central do Brasil está com predomínio de névoa seca, que é composta por poeira seca e fumaça em suspensão. Isso ocorre ainda nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins", afirma Francisco de Assis, meteorologista do Inmet.

"Essa condição de névoa seca já vem de muitos dias e é por conta da seca, que trouxe níveis de umidade muito baixos", explica Assis. Na terça-feira (17) algumas cidades da região registraram índices de umidade abaixo de 10%.

Segundo Assis, os ventos úmidos vindos da Amazônia estão soprando em direção ao Sul e Sudeste, e passando por essa região de névoa seca no Centro-Oeste. Eles podem transportar as partículas da névoa seca para outras regiões. Nos estados de São Paulo e Paraná esses ventos encontram uma frente fria que está causando chuvas na região.Com informações G1 

Campo obrigatório