Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Justiça determina que menino de 9 anos troque o nome para um de menina

O menino é acompanhado pelo Ambulatório de Transtorno de Identidade de Gênero e Orientação Sexual do Núcleo de Psiquiatria e Psicologia Forense do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) desde os 4 anos

Justiça determina que menino de 9 anos troque o nome para um de menina
Notícias ao Minuto Brasil

21:28 - 04/02/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Género

Os pais de uma criança de Mato Grosso conseguiram na justiça que o filho, de nove anos, mudasse de sexo e de gênero e passasse a ser tratada como menina. Os pais revelam que o menino desde pequeno sempre apresentou comportamento feminino, e que o comportamento é dele, nunca foi ensinado ou forçado, segundo o G1. O menino é acompanhado pelo Ambulatório de Transtorno de Identidade de Gênero e Orientação Sexual do Núcleo de Psiquiatria e Psicologia Forense do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) desde os 4 anos.

Ainda segundo a reportagem, o menino tem mente e comportamento de menina, apesar de ter corpo de menino. A mãe, que pediu para não ter a identidade revelada, afirma que enfrentou muitas dificuldades e que sofreu muito até entender, com a ajuda de psiquiatras e psicólogos, que não poderia lutar contra a natureza da criança. Ela revela que comemorou a decisão do juiz Anderson Candiotto, da 3ª Vara da Comarca de Sorriso, a 420 km de Cuiabá.

Religiosa, a mãe procurou ajuda não só de profissionais, mas também de padres e pastores. "Desde bem pequena, ela tinha gestos femininos, apontava para objetos cor de rosa na TV, tirava o tênis do pé na escola para calçar as sandálias das colegas. Não aceitava vestir roupa de menino. Tirava o short e ficava de camiseta para ficar parecida com um vestido", contou. Com o passar do tempo, a vontade de ser tratada como menino ficou ainda mais forte. "Ela tentou cortar o próprio pênis com uma tesoura. Ela saiu do banho, passou perto de uma máquina de costura e pegou uma tesoura. [Ele] Se sentou e falou que queria cortar o 'piu piu' porque queria ser menina", contou a mãe.

Campo obrigatório