Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Casos de varíola dos macacos sobem para 813 no Brasil

O Ministério da Saúde afirmou que são 595 pacientes com varíola dos macacos na unidade de Federação.

Casos de varíola dos macacos sobem para 813 no Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

06:10 - 27/07/22 por Folhapress

Brasil SAÚDE-VARIOLA

(FOLHAPRESS) - O Brasil já registra 813 casos confirmados de varíola dos macacos, segundo o Ministério da Saúde. O número representa um aumento de 33% em comparação com a última sexta-feira (22), quando havia 607 diagnósticos confirmados em todo o país.

O país já vinha registrando um aumento substancial de diagnósticos positivos para a doença. Em 9 de julho, havia 218 pacientes no Brasil com a doença. Com os dados mais recentes, os casos mais que triplicaram em um intervalo de pouco mais de duas semanas.

A maior parte dos diagnósticos são no estado de São Paulo. Nesta segunda (25), a Secretaria da Saúde paulista disse que o estado já registrou 590 diagnósticos da doença, sendo que 486 deles são na capital paulista. Por outro lado, o Ministério da Saúde afirmou que são 595 pacientes com varíola dos macacos na unidade de Federação.

Além de São Paulo, outros 13 estados já têm casos da doença.

O Rio de Janeiro é o segundo com maior contingente, registrando 109 casos.

A situação do país acende um alerta. A líder técnica para varíola dos macacos da OMS (Organização Mundial da Saúde), Rosamund Lewis, disse nesta terça-feira (26) que "a situação do Brasil [para a doença] é preocupante".

"É muito preocupante para países como o Brasil [...] reportando um número significativo de casos", afirmou.
Ela também chamou atenção para problemas de testagem que podem afetar o país. "O que é [...] importante é o acesso aos testes."

A organização declarou no último sábado (23) que a doença é considerada como emergência pública de preocupação global.

"Nós acreditamos ser o momento deste anúncio, considerando que, dia após dia, mais países e pessoas têm sido afetados pela doença. Precisamos de coordenação e solidariedade para controlar esse surto", disse Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS.

A varíola dos macacos é causada pelo monkeypox, um vírus do gênero orthopoxvirus. Outro patógeno que também é desse gênero é o que acarreta a varíola comum, doença erradicada em 1980.

Os principais sintomas da doença são febre, mal-estar e dores no corpo. Então, o quadro evolui para o surgimento de lesões na pele, sendo o contato com essas feridas a principal forma de transmissão do vírus.

No entanto, pesquisas já reportam que alguns pacientes desenvolvem essas lesões nas regiões genitais, anais ou orais. A hipótese é que isso aconteça porque a disseminação da doença está ocorrendo principalmente por contato sexual e na comunidade de homens que fazem sexo com outros homens. A OMS, por exemplo, já indicou que cerca de 90% dos diagnósticos se concentram nessa população.

Um receio é que este cenário cause estigma a esses homens. "Estigma e discriminação podem ser mais perigosos que qualquer vírus", afirmou Adhanom.

A vacinação de populações chaves e pessoas que tiveram contato com pacientes é uma forma eficaz de evitar a transmissão, mas a expectativa é de que a vacina demore para chegar ao Brasil.

Campo obrigatório