Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Menina de 1 ano com surdez volta a ouvir após ser adotada

A fonoaudióloga informou à família que Ana realmente não ouvia nada e que poderia haver uma infecção no canal auditivo, mas, após exames, constatou-se que não havia má formação ou dano permanente

Menina de 1 ano com surdez volta a ouvir após ser adotada
Notícias ao Minuto Brasil

05:25 - 18/05/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Brasil Brasil

Ana, uma criança de um ano e cinco meses do Rio de Janeiro, que foi diagnosticada com surdez bilateral (deficiência auditiva nos dois ouvidos), recuperou a audição graças a um tratamento iniciado após sua adoção.

A dentista Priscila Hiromi, de 38 anos, e o arquiteto Rafael Távora, de 36 anos, adotaram a pequena Ana quando ela ainda era recém-nascida. Mesmo cientes da deficiência auditiva, o casal se esforçou para proporcionar um tratamento adequado e a criança voltou a ouvir.

Após receber acompanhamento de uma fonoaudióloga, Ana começou a perceber o som do aspirador de pó enquanto brincava em casa com a mãe e a avó, conforme relatado pela família ao programa Globo Repórter.

"A porta batia, o cachorro latia e ela nem piscava, realmente não ouvia nada. Com três semanas [após a adoção], ela ouviu pela primeira vez o aspirador de pó", contou a mãe.

Durante a brincadeira com a mãe e a avó, a menina se assustou e chorou. "Foi a primeira vez que ela ouviu alguma coisa", acrescentou.

A fonoaudióloga informou à família que Ana realmente não ouvia nada e que poderia haver uma infecção no canal auditivo, mas, após exames, constatou-se que não havia má formação ou dano permanente. Por isso, a médica explicou que era possível superar a surdez.

Em entrevista ao G1, a médica relatou que o tratamento foi feito por eliminação, começando pela remoção da secreção no ouvido. Ana também precisou tomar antibióticos, fazer limpeza nasal e receber fisioterapia respiratória.

Atualmente, aos um ano e cinco meses, a pequena Ana ouve perfeitamente. "Incrível! Em duas ou três semanas, ela começou a ouvir", afirmou Priscila, destacando a imensa felicidade da família com essa conquista.

Leia Também: Noiva perde aliança no mar do México e a encontra no Facebook

Campo obrigatório