Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo Tarcísio anuncia auditoria para apurar dados criminais da gestão Rodrigo

O governo estadual afirma ter encontrado divergências nos números apresentador na gestão do antecessor Rodrigo Garcia (PSDB)

Governo Tarcísio anuncia auditoria para apurar dados criminais da gestão Rodrigo
Notícias ao Minuto Brasil

20:24 - 26/05/23 por Folhapress

Brasil São Paulo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou que irá instaurar uma auditoria para analisar os dados criminais registrados em todo estado durante 2022, na gestão do antecessor Rodrigo Garcia (PSDB). O governo estadual afirma ter encontrado divergências nos números.

A auditoria irá checar o número casos de cada delito no ano anterior a partir da análise de boletins de ocorrência, segundo nota divulgada pela SSP (Secretaria de Segurança Pública).

Na mesma nota, a secretaria afirma que parte das ocorrências de roubos e furtos de veículos no estado em relação a abril de 2022 foram registradas "equivocadamente" e não correspondem com os boletins de ocorrência do período, o que impactou os dados de crimes patrimoniais.

Diante disso, a secretaria afirma que as estatísticas criminais de abril de 2023, divulgadas nesta quinta, seguem os critérios definidos em resolução e estão atrelados aos registros de boletins de ocorrência. Os números, que costumam ser divulgados todo dia 25, às 16h, foi ao ar nesta quinta por volta das 23h30. Questionada, a secretaria negou atraso.

O ex-governador e assessores do PSDB foram procurados para comentar, mas não responderam até a publicação desta reportagem.

A gestão Tarcísio encerrou a hegemonia de quase 30 anos do PSDB no governo paulista e enfrenta críticas em relação à Segurança Pública impulsionadas pelo aumento da violência na região central da capital. Nos primeiros três meses deste ano, houve 54% mais furtos na região da delegacia que atende o bairro de Campos Elíseos, que abriga parte da cracolândia, em comparação ao mesmo período de 2022. Em relação aos roubos, o aumento foi de 26,5%.

O ex-governador Garcia também enfrentou crise na segurança pública e anunciou troca do comando das polícias Civil e Militar em abril do ano passado. Na ocasião, as estatísticas criminais mostraram um aumento em grande parte dos crimes patrimoniais na comparação com o mesmo período de 2021-mas ainda abaixo dos níveis de 2019, pré-pandemia de Covid.

A SSP afirmou que houve reforço policial na região e que o índice de roubos e furtos teve queda em abril, após 15 meses de aumento.

No primeiro bimestre deste ano, o entorno da cracolândia e a vizinhança da avenida Paulista lideraram a alta de furtos do centro de São Paulo. Moradores mudaram a rotina diante da alta da violência desde o início do ano.

Campo obrigatório