Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Samarco pode reativar área de barragem destruída em Mariana

Empresa pediu análise para estudar retorno de atividades na região; tragédia de novembro de 2015 deixou 19 mortos

Samarco pode reativar área de barragem 
destruída em Mariana
Notícias ao Minuto Brasil

17:40 - 30/07/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Meio Ambiente

A Samarco avalia voltar a atuar no Vale do Fundão, região de Mariana (MG) onde uma barragem se rompeu em novembro do ano passado, causando despejo de minério, um rastro de destruição até o litoral do Espírito Santo e 19 mortes.

A hipótese consta em documento enviado pela empresa a órgãos públicos em junho. O pedido foi obtido pelo jornal Folha de S. Paulo, que divulgou a informação neste sábado (30).

No texto, a mineradora propõe, como alternativa à barragem destruída, usar por dois anos a cava (buraco aberto para escavação de minerais) da mina de Alegria Sul para despejar rejeitos. Segundo cálculos, o espaço ficaria cheio até o fim do ano. Em seguida, a empresa seguiria para outras barragem em regime "temporário".

A empresa negou a possibilidade. Em nota, afirma que "possíveis utilizações futuras da área de Fundão demandarão, além da compreensão das causas do acidente, estudos de viabilidade". "Caso se mostrem viáveis, tais estudos serão submetidos aos órgãos ambientais", conclui o comunicado.

Campo obrigatório