Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Presente de Romero Britto é releitura de quadro dado a Lula

A pintura fazia ainda referências aos 450 anos de fundação de São Paulo

Presente de Romero Britto é releitura de quadro dado a Lula
Notícias ao Minuto Brasil

19:08 - 31/10/16 por Folhapress

Brasil Últimas Notícias do Brasil

O prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), em sua atual viagem a Miami, recebeu um quadro de presente do artista plástico Romero Britto. Os mesmos traços, no entanto, já haviam sido usados para presentear o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2008.

A semelhança logo chamou a atenção da internet, já que as mesmas formas, os mesmos prédios, os mesmos helicópteros apareciam nas duas obras. Lula recebeu o presente de Roberta Britto, em comemoração ao seu aniversário de 63 anos. A pintura fazia ainda referências aos 450 anos de fundação de São Paulo.

Procurado pela Folha de S.Paulo, o artista plástico Romero Britto negou por telefone que tenha usado o quadro que deu a Lula como base para a obra que deu de presente ao prefeito João Doria. "Nada a ver ficar comparando com uma obra antiga, são diferentes", afirma. A semelhança, diz, "foi uma grande coincidência".

Mesmo assim, "para evitar polêmicas", Britto disse que dará um novo quadro de presente para o prefeito eleito.

"Eu troco a obra de arte então. Quero uma coisa especial para o João pôr na Prefeitura. Ele está começando uma coisa muito bonita em São Paulo", disse.

Doria está viajando com a família e se encontrou com o artista, que é seu amigo, no restaurante Cipriani. Britto já fez um quadro retratando toda a família Doria.

Para o artista, Doria é "a grande esperança que o cenário político brasileiro precisava" e será "uma grande inspiração para políticos desonestos do Brasil". Em 2011, Britto fez um quadro com rosto da então presidente Dilma Rousseff (PT) e deu de presente a ela. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório