Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mais dez cidades foram declaradas em situação de emergência

Reconhecimento da Defesa Civil permite que prefeituras solicitem apoio do governo federal para assistência à população

Mais dez cidades foram declaradas 
em situação de emergência
Notícias ao Minuto Brasil

18:47 - 25/05/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Ajuda

Mais dez municípios brasileiros foram reconhecidos em situação de emergência, nesta quinta-feira (25), pela ocorrência de desastres naturais. A medida da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O reconhecimento permite que as prefeituras solicitem apoio do governo federal para questões emergenciais, como assistência à população e auxílio para restabelecer serviços essenciais, bem como para recuperar os danos causados por desastres naturais. A portaria tem vigência por 180 dias.

Dentre os municípios atingidos por chuvas intensas estão: Novo Aripuanã (AM), Caraguatatuba (SP), Castanheira e Colzina (MT). Já as cidades Amaturá (AM), Cachoeira do Arari (PA), Eldorado dos Carajás (PA) e Belterra (PA) foram afetadas por inundações e enxurradas.

Maracás (BA) e Almenara (MG) estão em situação de emergência devido ao extenso período de estiagem que atinge as duas regiões.

Auxílio

Para obter apoio material e financeiro da Defesa Civil Nacional, os municípios devem apresentar um Plano Detalhado de Resposta (PDR) com informações sobre os danos causados. Após análise técnica, o ministério define as medidas de auxílio federal a serem disponibilizadas. (Portal Brasil)

LEIA TAMBÉM: 22 'minicracolândias' formadas após operação são monitoradas

Campo obrigatório