Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dobra o número de alunos estrangeiros em São Paulo

Secretário de educação admite falta de política para imigrantes

Dobra o número de alunos estrangeiros em São Paulo
Notícias ao Minuto Brasil

05:57 - 16/08/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Educação

São Paulo está mais cosmopolita nos últimos cinco anos. Pelo menos considerando o número de alunos estrangeiros matriculados em escolas públicas da cidade. Segundo os cálculos da prefeitura, o índice dobrou e chega a 4.747. Com os estudantes de outras nacionalidades nas instituições estaduais da capital, a soma ultrapassa 10 mil pessoas.

O levantamento contabiliza são alunos espanhóis, franceses, árabes e de cerca de outras 80 nacionalidades. Conforme reportagem da Folha de S. Paulo, mais de 50% dos estrangeiros matriculados nasceram na Bolívia. Considerando as nacionalidades que mais cresceram nos últimos cinco anos, haitianos e angolanos lideram o ranking.

+ Prefeitura ordena fechamento de creche após morte de bebê de 4 meses

Como muitas crianças chegam ao país sem saber falar português, a procura por cursos de alfabetização é grande. A Secretaria Municipal de Educação informou, ao jornal, que dará início ainda em agosto a aulas de português voltadas para imigrantes em dez escolas da rede. Os cursos serão dividos em níveis básico, intermediário e avançado.

Secretário municipal, Alexandre Schneider admitiu, no entanto, que não política para imigrantes. "O que temos são iniciativas que nascem nas escolas, a partir do fato que os imigrantes se localizam em alguns bairros específicos. Essas unidades adotam práticas pedagógicas e até de inserção. Cabe à secretaria aprender com essas iniciativas", afirmou.

Campo obrigatório