Meteorologia

  • 14 DEZEMBRO 2017
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 10º

Edição

Morre Nélio Nicolai, inventor do Bina, identificador de chamadas

Mesmo sendo inventor de uma ferramenta usada por milhões de aparelhos todos os dias, o engenheiro não teria recebido de imediato os frutos da sua invenção

Morre Nélio Nicolai, inventor do Bina, identificador de chamadas
Notícias ao Minuto Brasil

13:00 - 13/10/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Aos 77 anos

O inventor do Bina, sistema identificador de chamadas por telefone, morreu nesta quarta-feira (11), em Brasília. O engenheiro eletrotécnico Nélio José Nicolai, cuja invenção mais famosa revolucionou a comunicação no Brasil, não resistiu a complicações pulmonares e faleceu aos 77 anos. Ele foi jogador de futebol antes de se dedicar à carreira de técnico em comunicação.

+ Incêndio fecha Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Segundo informações do G1, o engenheiro se recuperava de um acidente vascular-cerebral (AVC) que sofreu há aproximadamente cinco meses. Ele tinha quatro filhos e dois netos e terminou a vida no Lago Norte, na capital do Distrito Federal, apesar das inúmeras oportunidades de deixar o país e dar projeção mundial a suas invenções. O enterro ocorreu ainda na quarta-feira (11).

A reportagem conta que mesmo sendo inventor de uma ferramenta usada por milhões de aparelhos todos os dias, o engenheiro eletrotécnico não teria recebido de imediato os frutos da sua invenção. Nicolai batalhava judicialmente há mais de 15 anos pelos direitos de uso do Bina. Em 1997 ele recebeu a patente do Bina, depois de cinco anos de espera, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório