Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

300 venezuelanos vão ser levados de Roraima a outros estados

A iniciativa deve começar a partir de 5 de abril

300 venezuelanos vão ser levados de Roraima a outros estados
Notícias ao Minuto Brasil

18:42 - 29/03/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Exército

O general do Exército Eduardo Pazuello, coordenador da Força-Tarefa Humanitária do Governo Federal em Roraima, afirmou na quarta-feira (28) que 300 imigrantes venezuelanos devem ser levados a outros estados do Brasil a partir de 5 de abril.

O processo é chamado de 'interiorização dos venezuelanos' e será realizado em aviões da Força Aérea Brasileira (Fab).

De acordo com o G1, os voos serão custeados com os R$ 190 milhões liberados pelo Governo Federal para o Ministério da Defesa lidar com fluxo de imigrantes no estado.

+ Moradora de rua ganha liberdade após três anos presa 'por engano'

Roraima recebe desde 2015 um número crescescente de venezuelanos que fogem da crise econômica e política vivida no regime de Nicolás Maduro. Nos últimos três anos, mais de 20 mil pediram refúgio à Polícia Federal em Roraima. A estimativa é de que menos 450 imigrantes cruzem todos os dias a fronteira do estado.

O general informou que já existem 860 vagas preparadas por outros estados para receber os imigrantes venezuelanos que estão em Roraima.

"Queremos diminuir a pressão desse efetivo [de venezuelanos] em Boa Vista e a partir daí ir seguindo com esse processo de interiorização conforme o necessário", afirmou Pazuello.

Ainda segundo o general, o objetivo da Força-Tarefa Humanitária é acolher todos os venezuelanos que estão vivendo nas ruas e praças da capital. "Essas pessoas [em situação de rua] precisam ser cadastradas e abrigadas e vamos trabalhar para isso".

Campo obrigatório