Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Intervenção militar está na Constituição?

Atos de caminhoneiros pedindo tomada do poder pelas Forças Armadas levantaram a questão

Intervenção militar está na Constituição?
Notícias ao Minuto Brasil

13:47 - 02/06/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Entenda

Durante as manifestações de caminhoneiros que se espalharam pelo país na última semana, surgiram vários movimentos nas redes sociais e faixas pelas estradas pedindo "intervenção militar constitucional", para que as Forças Armadas assumissem o governo do país. Mas, afinal, a intervenção está na Constituição?

Juristas consultados pela BBC Brasil garantem que não. Segundo os especialistas, o termo "intervenção militar constitucional" não tem embasamento jurídico e demandas do tipo são baseadas em interpretações equivocadas da Constituição.

+ Ditadura abafou apuração de corrupção, revela documento

Ao contrário do que dizem os defensores da intervenção, as leis brasileiras não preveem que os militares assumam o comando do país, mesmo com prazo limitado.

"Qualquer intervenção em que os militares assumam o poder equivaleria a uma ruptura institucional e a um golpe de Estado", explica ao site Daniela Teixeira, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Distrito Federal.

Os próprios comandantes das Forças Armadas já se posicionaram contra a intervenção e citam os riscos de um retrocesso institucional no país.

Campo obrigatório