Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Exposição homoafetiva é alvo de vandalismo em Salvador

'Só bala' é escrito na testa de foto do idealizador da mostra

Exposição homoafetiva é alvo de vandalismo em Salvador
Notícias ao Minuto Brasil

22:52 - 03/10/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Arte

Uma exposição fotográfica que mostra uma relação afetiva entre dois homens foi vandalizada nessa terça-feira (2) em Salvador. As fotos, que estavam exibidas em muros no centro da capital baiana, foram rasgadas e riscadas. O escrito "Só bala" foi feito em uma imagem do rosto do artista idealizador da obra (abaixo).

Como apurado pelo 'G1', os ataques ocorreram a poucas horas da instalação da exposição, que foi realizada entre a noite de segunda-feira (1º) e a madrugada de terça. O artista Luiz Antônio Sena Jr. contou ao site que se sentiu ameaçado e disse que não esperava pela reação negativa.

"Eu me senti ameaçado. (...) Por outro lado, também acaba fazendo com que a gente pontencialize a ação de que a gente precisa, sim, levantar a questão, buscar lugares de reflexão, para mover a discussão na cidade", disse.

+ Brasileiro ganha prêmio de um dos negros mais influentes do mundo

Notícias ao MinutoDivulgação

De acordo com o artista, o projeto foi aprovado em edital público e tem o acompanhamento da Fundação Gregório de Mattos. "Não estamos colando fotos em muros de locais alheios. Foram espaços estudados. Temos autorização", explicou.

Chamada de "É só amor", a exposição traz fotos do seu autor beijando, abraçando e segurando a mão de outro homem. Os vândalos rasgaram exatamente as partes onde há contato entre os homens.

A mostra ganharia novas imagens nos próximos dias, além de outras intervenções que simbolizariam a homofobia. Após o ataque, o processo foi interrompido. "Tomamos o maior susto. Não foi uma ação aleatória, não foi uma ação de desconforto. Foi uma intervenção com discurso de ódio, com tom de ameaça. A gente entendeu a gravidade do que tinha acontecido", explicou Luiz.

Ele disse que ainda não registrou boletim de ocorrência, mas afirmou que está buscando auxílio jurídico. Até lá, as obras seguirão instaladas no mesmo local.

Notícias ao MinutoDivulgação

Campo obrigatório