Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Escola e posto de saúde em comunidade indígena de PE são incendiados

Ataque ocorreu na madrugada desta segunda-feira, na aldeia Bem Querer de Baixo, onde vivem índios Pakararu

Escola e posto de saúde em comunidade indígena de PE são incendiados
Notícias ao Minuto Brasil

12:50 - 30/10/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Jatobá

A única escola e o único posto do Programa Saúde da Família (PSF) que funcionavam na aldeia Bem Querer de Baixo, onde vivem índios Pakararu, no município de Jatobá, em Pernambuco, foram incendiados, na madrugada desta segunda-feira (29).

"Hoje nosso povo acorda com uma escola e um PSF destruídos pelo fogo do ódio, preconceito e da intolerância. A Escola São José e o PSF, prédios da Prefeitura de Jatobá, localizados na aldeia Bem Querer de Baixo, foram criminosamente incendiados, tendo praticamente perda total da estrutura física, móveis, documentos, equipamentos… Pouca coisa se salvou", diz nota divulgada pelo povo Pankararu.

+ Estratégia de Bolsonaro põe Estado laico em risco, diz pesquisadora

"A comunidade Bem Querer de Baixo é uma das principais áreas de conflitos entre indígenas e posseiros, e onde recentemente tivemos ganho de causa pela reintegração de posse da nossa reserva", afirma outra parte do texto.

Os índios ainda lembraram que, às vésperas do fim do ano letivo, as crianças da comunidade serão muito prejudicadas, diante da destruição de toda a estrutura e do material didático da escola. Já no posto de saúde, cerca de 500 atendimentos mensais deixarão de ser realizados.

"Nossa alma é constantemente ferida, machucada… Mas jamais silenciada. Que se faça a devida investigação, que os culpados sejam punidos, que haja justiça!", apelam os indígenas. "Hoje, mais do que nunca, resistir é a palavra de ordem", completam.

As polícias Militar e Civil foram acionadas e toda a área foi isolada. O crime está sendo investigado.

Campo obrigatório