Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

MAM terá exposição sobre mestre catalão Gaudí

Mostra sobre o artista e arquiteto estreia nesta quinta-feira (16)

MAM terá exposição sobre mestre catalão Gaudí
Notícias ao Minuto Brasil

09:14 - 15/03/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Rio de Janeiro

O Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro inaugura nesta quinta-feira (16) a exposição 'Gaudí: Barcelona, 1900', sobre o artista que é símbolo da cidade catalã. A mostra é exibida na capital carioca até 30 de abril e já passou por São Paulo e Florianópolis. As informações são do jornal O Globo.

Instalada no Espaço Monumental do museu, a exposição traz 46 maquetes e 25 peças de design criados por Antoni Gaudí e outros 45 obras de artistas contemporâneos seus.

"Ele trabalhava com maquetes em vez de desenhos, o que deu um caráter muito escultórico à sua obra. Para além das inovações estéticas, Gaudí influenciou a mudança de parâmetros na arquitetura, ao buscar uma eficiência estrutural. Em suas edificações, todos os elementos têm uma razão de ser, representam ou simbolizam alguma coisa", explica o historiador barcelonês Raimon Ramis, responsável pela curadoria da mostra junto ao conterrâneo Pepe Serra Villalba.

Entre as obras mais conhecidas de Gaudí, estão Parque Güell, a Casa Milà, a Casa Vicens e a Basílica da Sagrada Família (foto) em Barcelona.

LEIA TAMBÉM: Estúdio trabalha em nova versão de 'Matrix', diz revista

Campo obrigatório