Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Partituras de Jobim e Buarque serão publicadas online de graça

Projeto da Funarte pretende contribuir para a difusão internacional da música brasileira

Partituras de Jobim e Buarque serão publicadas online de graça
Notícias ao Minuto Brasil

10:10 - 28/12/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Projeto

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lança, na última quarta-feira (20), o projeto Partituras Brasileiras – Songbook Internacional Online. O trabalho reúne partituras de música popular, erudita e bandas de música brasileiras, que serão disponibilizadas nos portais da fundação e do Ministério da Cultura.

O objetivo é contribuir para a difusão internacional da música brasileira. O material será disponibilizado em português, inglês, espanhol e francês, com possibilidade de extensão para o chinês mandarim e o alemão.

A seleção das partituras contou com a participação de instituições e especialistas em pesquisa musical do Brasil. Os critérios foram o equilíbrio na distribuição entre os autores, a excelência estético-formal do repertório e a relevância da obra e dos autores para a criação musical brasileira.

Serão disponibilizados sete volumes de partituras, três de música popular, duas de música erudita e duas de bandas de música. O primeiro volume de música popular estará disponível na próxima semana. Os demais serão lançados em janeiro de 2018.

+ Mostra sobre Renato Russo em SP tem entrada gratuita até o fim do mês

Entre os autores que terão partituras presentes no Songbook estão Tom Jobim, Chico Buarque, Edu Lobo, Ernesto Nazareth, Milton Nascimento e Francisco Mignoni. Também estarão disponíveis partituras de hinos, como o nacional, o da bandeira e o da independência.

As partituras também serão enviadas às embaixadas do Brasil pelo mundo. "Queremos que este material chegue a conservatórios e escolas de música dos mais diversos países. Nosso objetivo é que estudantes e músicos estrangeiros possam tocar lá fora nossa música brasileira", destacou o coordenador do Centro da Música da Funarte, Marcos Souza. Com informações do Portal Brasil.

Campo obrigatório