Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Corujas vivas causam polêmica em exposição do Harry Potter em shopping

Ativista Luisa Mell denunciou o caso; assessoria da mostra afirma que animais pertencem a criador autorizado pelo Ibama

Corujas vivas causam polêmica em exposição do Harry Potter em shopping
Notícias ao Minuto Brasil

16:54 - 28/02/18 por Folhapress

Cultura São Paulo

O estacionamento do shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo, recebe a exposição "Casa dos Bruxos", que traz réplicas de cenários de "Harry Potter". Mas um dos ambientes tem causado polêmica nas redes sociais: uma sala onde quatro corujas vivas são exibidas para o público tirar fotos.

A repercussão nas redes começou nesta quarta (28), quando a apresentadora e ativista Luisa Mell publicou uma postagem afirmando que soube, pelo contato de uma seguidora, que as corujas ficam presas e amarradas pelos pés. De acordo com a atriz, ela confirmou ao ligar no shopping que os animais silvestres são exibidos de terça a domingo, das 10h às 22h, o que classificou como "crueldade" e "maus-tratos".

O espaço montado na última semana recria diversos locais emblemáticos da história de J. K. Rowling. Os participantes podem entrar e explorar ambientes como a sala da casa dos Dursley, os tios 'trouxas' do bruxinho, a biblioteca e a sala de aula da escola de magia Hogwarts. Há também uma loja com produtos licenciados da franquia.

Estou em choque! Qd uma seguidora me escreveu contando que na exposição Casa dos bruxos do Shopping Eldorado tinham corujas amarradas pelas patas para tirarem fotos, não acreditei! Mas acabei de ligar no Shopping e a atendente me confirmou que elas ficam das 10 da manhã até as 10 da noite todos os dias( menos segunda) amarradas para tirarem fotos!! Isto é crime! Isto é crueldade! Vms exigir que o Shopping pare imediatamente amigos? Tel do shopping 0112197 7800 e por aqui @shoppingeldorado Quem será que tem uma ideia tão imbecil como está???!!? Amarrar um animal silvestre pela pata em um shopping para tirarem foto?!? Não me conformo com a imbecilidade humana! Juro!

Uma publicação compartilhada por Luisa mell (@luisamell) em 28 de Fev, 2018 às 6:33 PST

OUTRO LADO

De acordo com a assessoria da "Casa dos Bruxos", as quatro corujas que estavam no local são de criador autorizado pelo Ibama. Mas, por decisão da organização, os animais não irão mais integrar a exposição.Em nota, a assessoria também afirmou que as corujas tinham permissão para participar de eventos como o citado, eram alimentadas antes de entrar na mostra e ficavam em um ambiente escuro e adequado. Os visitantes eram alertados para não usar flash, que poderia incomodá-los, e também não podiam tocar nos animais.

O shopping Eldorado informou em nota que os maus-tratos aos animais não condizem com os valores do estabelecimento e que está apurando as denúncias junto ao operador terceirizado responsável pelo evento para que as medidas cabíveis sejam tomadas. O comunicado diz também que o shopping exige o cumprimento de todas as normas do Conselho de Medicina Veterinária, que assegura a saúde e o bem-estar dos animais, e que a presença das corujas foi suspensa até que os fatos sejam esclarecidos.

ANIMAIS E ARTE

Essa não é a primeira vez que o uso de animais vivos em exposições e obras de arte causa repercussão.

Em 2010, a obra 'Bandeira Branca', do artista Nuno Ramos, confinou três urubus no vão central da Bienal. Após protestos de coletivos de proteção animal, a Justiça chegou a determinar a retirada das aves. O assunto foi, inclusive, citado no tema da redação da Fuvest deste ano, que tratou de 'polêmicas sobre os limites da arte'. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório