Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Filha de arquiteto de prédio que caiu estava fazendo filme sobre obra

Cineasta Denise Smekhol, filha do arquiteto Roger Smekhol, começou as filmagens em outubro do ano passado, quando veio ao Brasil e visitou a ocupação

Filha de arquiteto de prédio que caiu estava fazendo filme sobre obra
Notícias ao Minuto Brasil

11:19 - 03/05/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura 'Pele de vidro'

A cineasta Denise Smekhol, filha do arquiteto Roger Smekhol, autor do projeto do prédio que desabou no Centro de São Paulo na terça-feira (1º), estava fazendo um filme sobre a obra do pai. Moradora de Berkeley, nos Estados Unidos, Denise começou as filmagens em outubro do ano passado, quando veio ao Brasil e visitou a ocupação.

"Eu fui ao prédio, apenas no lobby, para conversar com os coordenadores. Eu queria filmar dentro do prédio, filmar os moradores, conhecer a história deles, como eles foram parar naquele prédio, como eles estavam se organizando para entrar naquele espaço, mas não deu."

Em entrevista ao G1, Denise lamentou o ocorrido, tanto pela perda da obra arquitetônica do pai, quanto pelas condições em que as 146 famílias viviam na ocupação.

"É a continuação de um conflito que eu sempre senti com aquele prédio desde que decidi fazer o filme 'Pele de vidro'. Eu queria contar a história do prédio como reflexo do Brasil nos últimos 50 anos. Aquele prédio é um grande reflexo do Brasil, por tudo que aconteceu naquele prédio. Ele tem uma grande história.”

O prédio, projetado em 1961, seria uma das dez obras do arquiteto retratadas no filme. A cineasta planeja vir ao Brasil para acompanhar os desdobramentos do desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida e tentar retomar as gravações.

Roger Smekhol (1928-1976) era filho de imigrantes sírios, nasceu em Paris e veio para o Brasil ainda criança. O arquiteto foi professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP).

Leia também: Festipoa reúne nomes da literatura afro-brasileira em Porto Alegre

Campo obrigatório