Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Recrutado por Madonna, brasileiro tocou em show surpresa no Met Gala

Pianista de Aracaju conheceu a artista pop em Lisboa

Recrutado por Madonna, brasileiro tocou em show surpresa no Met Gala
Notícias ao Minuto Brasil

16:37 - 09/05/18 por Folhapress

Cultura pianista

Quando Madonna escala o piano preto no Met Gala, é o brasileiro João Ventura quem toca e a observa.O show era surpresa; poucos sabiam que ela cantaria "Like a Prayer", a nova "Beautiful Game" e "Hallelujah", de Leonard Cohen (1934-2016).

"Foi tudo muito rápido; ela me chamou para um evento", diz Ventura, 32, que soube que ia ao Met Gala apenas quatro dias antes da festa.

Tudo começou há um mês e meio, quando o pianista brasileiro de Aracaju (SE) foi visto e ouvido pela diva pop durante um show em Lisboa.

A cantora vive na capital lusitana desde 2017, e Ventura desde 2015 estuda artes musicais em doutorado na Universidade Nova de Lisboa.

Sua pesquisa une erudito e popular em "Contrapontos"; não são meros pot-pourris, mas arranjos novos que preservam a memória melódica.

Uma publicação partilhada por João Ventura (@joaoventura) a 8 de Mai, 2018 às 10:53 PDT

Como no misto entre Beethoven ("Sonata ao Luar") e Tom Jobim e Vinicius de Moraes ("Insensatez")."Música é música, a única diferença que aceito é sobre ser bem feita ou não", afirma.

Ventura tocava um de seus "Contrapontos" quando foi recrutado pela diva, que viu na dicotomia musical paralelo com o oposto moda/religião que fundou a edição 2018 da festa no Metropolitan Museum, em Nova York.

A ligação com a música é familiar: seu avô foi João Mello (1921-2010), ex-executivo que lançou Jorge Ben e Djavan nos anos 1960 e 1970.

+ Guns N' Roses exclui de lançamento música que ataca gays e imigrantes

Seus híbridos também impressionaram Toquinho. O mestre é generoso: "João compõe, canta e tem habilidade que nunca tinha visto. Um showman".

Eles têm feito shows em Portugal e, em setembro, vêm a Aracaju. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório