Meteorologia

  • 04 JUNHO 2020
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Marielle é homenageada com mural feito por artista português; veja

Na página da Anistia Internacional de Portugal, há um longo texto sobre Marielle Franco, que exercia o primeiro mandato como vereadora pelo PSOL

Marielle é homenageada com mural feito por artista português; veja
Notícias ao Minuto Brasil

16:32 - 26/09/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Lisboa

A vereadora Marielle Franco, morta há seis meses no Rio, foi homenageada nesta terça-feira (25) pelo artista plástico português Vhils, no Panorâmico de Monsanto, em Lisboa (veja abaixo). A homenagem faz parte do projeto Brave Walls, da organização não governamental (ONG) de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional.

O projeto Brave Walls reúne artistas que queiram participar de campanhas de consciencialização do trabalho e das dificuldades das mulheres defensoras dos direitos humanos por meio de obras de arte. Em um muro de pouco mais de 3 metros de altura, Vhils fez uma pintura-retrato em alto relevo da vereadora, usando apenas a cor branca.

Na página da Anistia Internacional de Portugal, há um longo texto sobre Marielle Franco, que exercia o primeiro mandato como vereadora pelo PSOL. “Lutou incansavelmente para promover os direitos das mulheres negras, pessoas LGBTI, (Lésbicas, Gay, Bissexuais, Transgênero e Intersexuais) e dos jovens nas favelas do Rio de Janeiro.”

+ Chico, Caetano e Gil assinam manifesto contra Bolsonaro

A publicação relata o crime que tirou a vida de Marielle e do motorista Anderson Pedro Gomes, em 14 de março deste ano, no centro do Rio de Janeiro. Ambos foram baleados e mortos. “Juntem-se a nós para exigir uma resposta: quem matou Marielle Franco?”, diz a postagem.

As investigações ainda estão em curso, mas o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, general Richard Nunes, admitiu que dificilmente o crime será desvendado até dezembro. Segundo Nunes, o crime foi planejado de forma a dificultar as apurações.

Na página da ONG, o destaque é para a militância de Marielle Franco e as ameaças permamentes às mulheres engajadas em causas políticas e sociais no mundo.

“Mulheres defensoras dos direitos humanos enfrentam repetidamente estigmatização e violência nas suas comunidades e nos contextos em que trabalham. Continuamente, estas mulheres são um símbolo da coragem, da ousadia e da esperança necessárias para enfrentar tais desafios.”

“Marielle continua a inspirar pessoas em todo o mundo, e não vamos desistir de lutar por justiça! Junte a sua voz e peça também justiça para Marielle”,afirmou o diretor executivo da Anistia Internacional Portugal, Pedro Neto. Com informações da Agência Brasil. 

Ver esta publicação no Instagram

Este ano, para o @festivalminente juntei-me à @amnesty @amnistiapt @anistiabrasil para celebrar a coragem das mulheres defensoras de direitos humanos. Integrando a campanha BRAVE, criei um mural no Panorâmico de Monsanto em homenagem a Marielle Franco, que foi morta a tiro no Rio de Janeiro. Eleita vereadora no Rio, destacou-se por denunciar violações de direitos humanos, especialmente contra jovens negros, mulheres e pessoas LGBTI. A sua mensagem continua a inspirar pessoas em todo mundo, lembrando-nos que nunca devemos desistir de lutar pela justiça. - Junta-te ao movimento aqui: https://www.amnistia.pt/marielle-mural-by-vhils-pt _ This year, for @festivaliminente I joined forces with @amnesty @amnistiapt @anistiabrasil to celebrate the courage of women who stand up for Human Rights. As part of the BRVAE campaign, I created a mural at the Panorâmico de Monsanto, paying homage to Marielle Franco, one of the great human rights advocates of our time, who was shot dead in Rio de Janeiro. Marielle was elected as a Councillor for the city of Rio and stood out for denouncing human rights violations, especially against black youth, women and LGBTI people. Her message continues to inspire people around the world, reminding us that we should never give up on fighting for justice. _ Join the movement here: https://www.amnistia.pt/marielle-mural-by-vhils-en/ _ #mariellefranco #marielle #mariellepresente #amnistiainternacional #amnestyinternational #aministiaportugal #anistiabrasil #direitoshumanos #humanrights #brave #bravewalls #festivaliminente #vhils #takeaction

Uma publicação partilhada por Vhils (@vhils) a 23 de Set, 2018 às 6:53 PDT

Campo obrigatório