Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Domésticos não têm prova de pagamento dos benefícios pelo eSocial

Além de ser uma garantia fundamental para patrões, é também para funcionários, os maiores interessados em registrar oficialmente a chegada dos novos benefícios

Domésticos não têm prova de pagamento dos benefícios pelo eSocial
Notícias ao Minuto Brasil

06:21 - 08/11/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Economia Garantia

O sistema eSocial não disponibiliza um mecanismo que permita ao empregador provar que pagou as guias emitidas pelo site. Embora a plataforma disponibilize um relatório com as principais informações sobre os impostos recolhidos pelo empregador e um recibo de salário discriminado para cada funcionário, nenhum deles garante que o pagamento tenha sido efetuado no banco. Além de ser uma garantia fundamental para patrões, é também para funcionários, os maiores interessados em registrar oficialmente a chegada dos novos benefícios.

Para Anselmo Dias, sócio-diretor da Consultor Doméstico, empresa que presta consultoria administrativa para serviços domésticos, a solução para o empregador é guardar o comprovante da transação financeira oferecida pelo banco junto aos relatórios já disponíveis no eSocial. Para o especialista, a ausência de documentos oficiais vinculados ao próprio funcionário são uma falha no sistema criado pelo governo federal.

O ideal, segundo o jornal O Globo, é o empregador e o empregado manter cópias da guia de pagamento, das autenticações bancárias e dos documentos da relação de trabalho doméstico.

Campo obrigatório