Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Reformas trabalhista e da Previdência não sairão neste ano, diz Temer

Aprovar reformas ainda em 2016 é difícil, alegou o presidente interino

Reformas trabalhista e da Previdência 
não sairão neste ano, diz Temer
Notícias ao Minuto Brasil

17:45 - 29/07/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Interino

Michel Temer (PMDB) admitiu nesta sexta-feira (29) que a sua gestão interina não deve conseguir aprovar as reformas da Previdência e trabalhista ainda este ano, como queria inicialmente. Afirmou, no entanto, que fará todo o esforço para votar a Proposta de Emenda à Constituição do teto de gastos no Orçamento. 

“Acredito que a PEC do teto de gastos será possível e temos hoje a colaboração do Congresso. As reformas trabalhista e previdenciária não sei quanto tempo vão levar ainda”, revelou o presidente interino, segundo a revista Veja. 

Para tentar sanear os problemas financeiros do país, a reforma da Previdência foi apontada como uma das principais medidas do governo Temer. Inicialmente, o Palácio do Planalto tinha o objetivo de mandar uma proposta no início de junho, com somente um mês no comando, mas as negociações com as centrais sindicais se apresentaram mais difíceis que o previsto. 

Parlamentares ainda assinalam que um tema complicado e que mexe nos direitos sociais dificilmente seria apreciado pelos deputados com boa vontade em um ano eleitoral com muitos deles se candidatando a prefeito. 

“Eu espero que seja (enviado ao Congresso) antes das eleições. É claro que não haverá uma decisão antes das eleições”, disse o presidente interino. “Pela experiência parlamentar que tive, acho que não será fácil aprovar este ano, não sei se será possível.” 

De acordo com Temer, a proposta que o governo trabalha será progressiva, mas não está ainda definido o formato. “A Previdência sem dúvida será gradual, terá regras de transição. Ou faz para vigorar no futuro ou faz para que suavemente vá entrando em vigor, com um sistema de transição”, disse.

Campo obrigatório