Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bronze no Rio, Arthur Nory começou no judô e contrariou plano do pai

No Mundial do ano passado, foi o primeiro atleta do país a chegar à final da barra fixa

Bronze no Rio, Arthur Nory começou 
no judô e contrariou plano do pai
Notícias ao Minuto Brasil

15:21 - 14/08/16 por Folhapress

Esporte Ginástica

Arthur Nory, 22, medalha de bronze no solo na Olimpíada do Rio, começou no esporte no judô. Era o plano do pai, Roberto, faixa preta. Mas o garoto ia para os treinos no clube e ficava encantado com as acrobacias das ginastas.

Quando os pais se separaram, e a mãe, Nadna Oyakawa, passou a dar aulas de educação física em um clube da zona Leste, o garoto de 11 anos contou que queria praticar ginástica e foi incentivado por ela.

Nory começou a frequentar os treinos e, menos de seis meses depois, passava em um teste no Pinheiros, uma das principais equipes do país.

O pai, no entanto, só passou a apoiar o garoto após uma conversa com o técnico e a psicóloga de Nory. Ele viu os resultados do filho, entendeu o que era a ginástica e viu que ele poderia "ter futuro".

Aos 14 anos, Nory foi campeão brasileiro infantil. No Mundial do ano passado, foi o primeiro atleta do país a chegar à final da barra fixa. Terminou em quarto lugar, colocação inédita.

A marca fez ele e seu treinador, Cristiano Albino, acreditarem na chance de medalhas. Nory, no entanto, foi mal em seu aparelho mais forte e nem avançou à decisão na Rio-2016. Restou-lhe o solo.

Com uma apresentação sólida, fez 15.433 e contou com erros dos rivais para garantir o bronze.

Nory é fã de Daiane dos Santos, campeã mundial no solo em 2003, e amigo da norte-americana Simone Biles, fenômeno da ginástica atual e campeã mundial do individual geral nos Jogos do Rio.

No ano passado, Nory passou por momentos conturbados. Em fevereiro, Nory havia passado por uma cirurgia no menisco. Em maio, envolveu-se em uma polêmica sobre racismo. Publicou em uma rede social um vídeo em que ele e mais dois ginastas faziam piadas racistas direcionadas ao colega Angelo Assumpção, que é negro.

O trio foi suspenso por 30 dias e gravou um depoimento pedindo desculpas. Assumpção disse que a ferida já está cicatrizada. Desde então, quando questionado, Nory afirma que não toca mais no assunto. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório