Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Novo Corinthians surpreende Carille, que vê postura à la Tite

Alvinegro goleou o Vasco na Florida Cup

Novo Corinthians surpreende Carille, que vê postura à la Tite
Notícias ao Minuto Brasil

10:04 - 19/01/17 por Folhapress

Esporte 1º teste

Tite deixou o Corinthians rumo à seleção brasileira em junho passado. Sete meses depois, o time alvinegro ainda busca resgatar as características implantadas pelo treinador. No primeiro teste de 2017, com Fábio Carille no comando, a equipe conseguiu, em alguns momentos, chegar ao objetivo.

+ Ex-astro do futebol é colocado em lista de terrorismo

A avaliação é do próprio técnico. Segundo ele, a atuação corintiana na vitória contra o Vasco em Orlando, nos Estados Unidos, causou surpresa. "Estamos muito felizes pelo comportamento da equipe, pela ideia de jogo, além do resultado, como a equipe se comportou dentro de campo", disse Carille após o 4 a 1 que levou o Corinthians à final da Florida Cup."O conjunto me surpreendeu, o entendimento, a aproximação, como foi feita a pressão. Isso me surpreendeu", continuou o treinador, que desempenhou a função de auxiliar técnico do Corinthians por oito anos.

No pontapé inicial da temporada e com apenas dois dias de treinos em solo norte-americano, Carille colocou em campo um time com o mesmo esquema usado à exaustão por Tite na terceira passagem (2015-2016).

"Eu nunca escondi isso. É uma linha de trabalho que eu acredito e que deu certo. Vou dar continuidade a isso, sim. É isso que a gente busca: um time bem compactado, com triangulações e sempre chegando com muitos jogadores à frente", explicou.

Com o time no 4-1-4-1, o treinador viu lampejos da equipe de Tite. No primeiro gol, por exemplo, Camacho, que atuou por dentro na segunda linha de quatro, foi à frente e invadiu a área para concluir a jogada. No pivô, outro meia, Rodriguinho, ocupava o espaço do atacante Jô na referência.

A movimentação também se fez presente no segundo gol. Com Jô mais à direita, Romero, centralizado na entrada da área, serviu Marlone. O meia, que na teoria desempenha um papel pelo lado esquerdo, finalizou à frente do goleiro Martín Silva.

"O que foi cobrado dos atletas é que sempre que a bola estivesse em jogo tivesse bastante intensidade. Quando parasse, respirar para estar inteiro. Estou muito feliz porque foi acima do esperado. Além dos 4 a 1 ser um baita de um resultado, é como a equipe se comportou dentro de campo", ressaltou o treinador corintiano.Carille ressaltou ainda que vê a Florida Cup como algo fundamental na formação da equipe que disputará o Campeonato Paulista a partir do próximo dia 5. A ideia é fazer mais testes na decisão do torneio, que será contra São Paulo ou River Plate-ARG, no próximo sábado, às 21h (de Brasília).

"Estou usando esse torneio como preparação mesmo. Eu quero chegar em São Paulo na segunda-feira com as coisas mais definidas. Sábado é bem provável que eu faça algumas mudanças. Esse é o momento. Não dá para fazer experiência e teste durante competição. Estou usando o torneio para avaliações e para que todos tenham entendimento de jogo", disse.

Dois times para avaliarNo triunfo diante do Vasco, Carille fez 11 alterações no intervalo. O Corinthians começou a partida com Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Balbuena e Moisés; Gabriel; Romero, Rodriguinho, Camacho e Marlone; Jô.

O Corinthians do segundo tempo teve: Caíque; Léo Príncipe, Vilson, Yago e Marciel; Cristian; Giovanni Augusto, Paulo Roberto, Guilherme e Marquinhos Gabriel; Kazim.

Na etapa final, o Corinthians fez mais dois gols, com jogadas diferentes em relação aos primeiros. Primeiro, em cruzamento de Marquinhos Gabriel e conclusão de cabeça de Kazim. A oportunidade deu-se após pressão na saída de bola vascaína. Depois, em um lance de toques rápidos, Marquinhos fez o quarto (Guilherme e Kazim participaram do gol).

Apesar da estratégia ter dado certo, Carille pode manter o time titular mais tempo em campo na final. "A partir de agora começamos a pensar no jogo de sábado. Pode ser que uma equipe fique um pouquinho mais", disse. Com informações da Folhapress. 

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório