Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Senado aprova projeto que proíbe prisão por atraso de pensão

A regra vale até o dia 30 de outubro, prazo que devem durar as ações de combate à proliferação do vírus no país

Senado aprova projeto que proíbe prisão por atraso de pensão
Notícias ao Minuto Brasil

14:19 - 03/04/20 por Folhapress

Justiça durante crise

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Senado aprovou na manhã desta sexta-feira (3), em sessão remota e simbólica, por unanimidade, um projeto de lei que flexibiliza as relações jurídicas durante a pandemia do coronavírus. Com a proposta, fica proibido o regime fechado de prisão para os casos de atrasos em pagamento de pensão alimentícia.

A regra vale até o dia 30 de outubro, prazo que devem durar as ações de combate à proliferação do vírus no país. A matéria ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados.O projeto foi elaborado pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, e apresentado pelo senador Antonio Anastasia (PSD-MG).

Além de alterar as regras para o caso de prisão em atraso de pensão alimentícia, a proposta proíbe à Justiça a concessão de liminares em ações de despejo até o dia 30 de outubro.A regra, contudo, só vale para as ações que foram protocoladas na Justiça a partir do dia 20 de março, quando teve início no país as ações mais intensas para o combate ao vírus.

Veja também: Brasil terá falta de leitos mesmo em cenário mais otimista

Campo obrigatório