Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Presos transferidos estão amontoados em capela de prisão desativada

Ministério Público do Amazonas constatou condições precárias durante vistoria no local, para onde foram levados mais de 200 detentos após rebelião

Presos transferidos estão amontoados
em capela de prisão desativada
Notícias ao Minuto Brasil

07:22 - 05/01/17 por Notícias Ao Minuto

Justiça Crise

Após a rebelião no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), no Amazonas, que deixou um total de 56 mortos, mais de 200 presos foram transferidos para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, que estava desativada deste outubro de 2016.

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) fez uma visita ao local e flagrou presos amontoados até mesmo na capela e na enfermaria do prédio.

A situação foi criticada pelo procurador-geral do MP, Pedro Bezerra. "[Eles] estão muito amontoados porque as outras partes [da cadeia] não estavam em condições de recebê-los", comentou o procurador.

Segundo o portal G1, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) ainda não se pronunciou sobre o fato.

De acordo com o Comitê de Gerenciamento de Crise do Sistema de Segurança Pública do Amazonas, até o momento, 278 foram transferidos do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP).

A visita foi acompanhada pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes. Ele disse que a situação dos presos é provisória, mas que não há prazo para o fim da estadia deles no local. "Ficarão, em média, sete presos por cela. Não serão permitidas visitas no fim de semana", explicou.

Já o procurador-geral reforçou que as condições do local ainda não são as ideais. "Tem vazamento, as paredes estão cheias de umidade, e não há ainda água e assistência médica. Providenciamos água e providenciaremos assistência médica, pois alguns vieram feridos", afirmou o procurador.

Leia também: Prisão pega fogo em RO e detentos aproveitam confusão para fugir

Campo obrigatório