Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Agressões, furtos e repressão policial acompanharam Carnaval

A paralisação da polícia foi um dos tópicos que contribuíam para o aumento da violência

Agressões, furtos e repressão policial acompanharam Carnaval
Notícias ao Minuto Brasil

14:40 - 02/03/17 por Notícias Ao Minuto

Justiça Folia

O Carnaval parou o país nos últimos dias, lotando as ruas de foliões, blocos, momento de festa e folia em todos os cantos do Brasil. No entanto, o feriado também foi marcado por altos índices de violência, furtos, agressões, lotando as delegacias de ocorrências.

Dos pequenos roubos à violência policial, as multidões que tomam as ruas das cidades brasileiras para festejar o Carnaval muitas vezes acabam enfrentando um cenário de caos. A Sputnik Brasil elencou alguns tópicos que contribuíram para uma atmosfera mais caótica na folia de 2017.

Paralisação da polícia

Um dos motivos apontados para o aumento da violência no Carnaval é a paralisação da Polícia Militar em diversas regiões do país, e, mais recentemente, a paralisação da Polícia Civil no Rio de Janeiro, prejudicando o policiamento nas ruas da cidade.

As Forças Armadas chegaram a prestar assistência no Rio de Janeiro, mas se retiraram na última quarta-feira.

Em entrevista ao GLOBO, o porta-voz da Polícia Civil, major Ivan Blaz, informou que o número de policiais seria reduzido em 22,8%, patrulhando as ruas com 11.937 policiais, 3.527 a menos do que no ano passado. "Muitas prefeituras estão passando por dificuldades financeiras. A crise impactou o carnaval e houve redução da programação, inclusive no Rio de Janeiro. Isso nos possibilitou redimensionar o efetivo de policiais que será empregado", afirmou o major.

Apesar da greve da Polícia Civil, as delegacias do Rio de Janeiro ficaram lotadas após a realização de grandes blocos de rua, como o Cordão do Bola Preta. Muitas pessoas apareceram para prestar ocorrências sobre furtos e roubos.

Agressão e assédio contra mulheres

Em blocos de ruas marcados por muitas manifestações feministas, em uma campanha que mobilizou as pessoas contra o assédio e pelo empoderamento feminino, a folia teve diversos relatos de agressões, manchando o espírito da festa.

No Carnaval de Belo Horizonte, por exemplo, durante o bloco Unidos do Samba do Queixinho, que buscava justamente promover o respeito às mulheres, uma moça levou uma cabeçada no nariz após discutir com um homem que tentou agarrá-la e beijá-la à força. Ela teve que ser atendida por médicos.

Relatos semelhantes aconteceram no Rio de Janeiro, quando mulheres que faziam distribuição de material da campanha Carnaval sem Preconceito também sofreram assédio e agressões por parte de homens durante blocos realizados no pré-carnaval (entre os dias 17 e 19) e na sexta-feira (24).

Infelizmente, casos de abuso contra mulheres deste tipo são intensificados neste período do ano, na medida em que muitos aproveitam o clima de "pegação" para serem agressivos com mulheres e não aceitam "não" como resposta.

Por outro lado, movimentos feministas vêm ampliando a sua voz em campanhas contra o assédio, sobretudo durante o carnaval, mas encontram forte resistência de parte da sociedade, o que não impede — e muitas vezes naturaliza — casos de assédio.

Repressão policial

Outras ocorrências de atmosfera violenta durante o Carnaval ocorrem por parte da própria polícia, que muitas vezes sob o pretexto de "retomar a ordem", dispersam blocos da mesma maneira que acontece em manifestações políticas, jogando bombas de gás lacrimogênio e causando correria e tumulto.

O caso mais emblemático deste tipo no Carnaval de 2017 ocorreu em São Paulo, em blocos realizados na Praça Roosevelt e no Largo da Batata.

A confusão aconteceu porque nestas regiões foi proibida a concentração e dispersão de blocos de rua. Com a aglomeração ocorrendo de qualquer jeito, a Polícia Militar lançou diversas bombas de gás lacrimogênio, assustando foliões, moradores e funcionários de bares e restaurantes. Este tipo de caso começou a se tornar mais comum com a grande proliferação de blocos de rua, inclusive blocos que não têm — e não pedem — autorização da prefeitura para realizar o seu desfile, o que se tornou muito comum no Carnaval de rua, gerando o debate sobre o limite da legalidade e da liberdade de realizar festas.

Entre festa e caos, o Carnaval segue sendo uma das maiores festas do mundo e mobiliza blocos, escolas de samba, foliões e músicos por todos os cantos do Brasil. E as ocorrências infelizes deste ano podem ser servir de lição para os anos seguintes, tanto em termos de preparo da polícia como de conscientização da população. Com informações do Sputnik Brasil.

LEIA TAMBÉM: Vídeo mostra assalto em ônibus cheio de crianças em Aracaju 

Campo obrigatório