Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Shoppings do Rio têm um assalto a cada dez dias

Cresce o índice de assaltos à shoppings centers do Rio de Janeiro

Shoppings do Rio têm um assalto a cada dez dias
Notícias ao Minuto Brasil

13:13 - 23/04/18 por Notícias Ao Minuto

Justiça Violência

O número de ocorrências policiais nos shopping centers do Rio de Janeiro está cada vez maior. Desde janeiro, foram 11 situações em que homens armados invadiram estes centros comerciais para cometer crimes. De acordo com uma pesquisa do jornal Extra, a média é de um caso a cada dez dias.

Um comitê especial de segurança foi criado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para compartilhar com os afiliados trabalhos de inteligência e táticas de combate à criminalidade. “Em meio à crise de segurança estabelecida no Rio, os shopping centers têm adotado medidas que visam a garantir a integridade e o bem-estar de todos os frequentadores”, diz a nota da Abrasce.

+ Tentativa de assalto a bar termina com perseguição e tiroteio

A publicação destaca que as joalherias eram os principais alvos, mas atualmente os criminosos estão mirando tambémm filiais de rede de varejo, revendedora de eletrodomésticos, loja de materiais esportivos e outros estabelecimentos comerciais.

"O crime muda constantemente. Por isso, precisamos estar atentos para adaptar nossos recursos e planos na direção da prevenção", explica Alexandre Judkiewicz, diretor nacional de Operações do Grupo GR, especializado em segurança patrimonial.

As áreas mais nobres são as preferidas dos assaltantes. Nos casos analisados, em três o crime ocorreu na Barra da Tijuca e em duas, na Grande Tijuca, além de um caso em Icaraí, bairro de classe média alta de Niterói.

O jornal Extra ressalta que a ocorrência mais grave foi num centro comercial na orla da Zona Sul da capital, a 1,5 quilômetro do Pão de Açúcar. No dia 26 de março, o Botafogo Praia Shopping foi evacuado durante um assalto com tiroteio nos corredores. Os criminosos fizeram um cliente refém.

Campo obrigatório