Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

PF cumpre mandado de busca e apreensão na sede da Ancine

Um dos servidores sobre os quais recai a ordem é o advogado Marcos Tavolari, ligado ao ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e que atua como secretário de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual no MinC

PF cumpre mandado de busca e apreensão na sede da Ancine
Notícias ao Minuto Brasil

12:08 - 19/12/18 por Folhapress

Justiça Cinema

A polícia cumpre na manhã desta quarta-feira (19) mandado de busca e apreensão na sede da Ancine (Agência Nacional do Cinema), no Rio de Janeiro, para recolher computadores, HDs, livros contábeis e outros itens utilizados por cinco integrantes da entidade, incluindo seu presidente, Christian de Castro.

Um dos servidores sobre os quais recai a ordem é o advogado Marcos Tavolari, ligado ao ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e que atua como secretário de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual no MinC.

O mandado foi expedido pela juíza Adriana Alves dos Santos Cruz, da 5ª Vara Federal Criminal do Rio. Os autos do processo correm em sigilo. Mas, segundo o documento, a que a reportagem teve acesso, percebe-se que o Judiciário está atrás também de valores em espécie em quantias superiores a R$ 10 mil e de registros das câmeras de segurança.

+ Programe-se: 30 estreias imperdíveis para 2019

Além de Castro e Tavolari, a polícia também tem autorização para apreender objetos de Magno de Aguiar Maranhão Junior, assessor do presidente da Ancine, Ricardo Alves Vieira Martins, da secretaria executiva da entidade, e a ouvidora Carolina de Lima Cazarotto Pereira.

Registros, livros contábeis, comprovantes de pagamento e recebimento, prestações de contas, cartas, atas de reunião, contratos, pareceres, computadores, pen drives, documentos eletrônicos, joias, carros, relógios e obras de artes ligados a essas pessoas e encontrados na sede da Ancine também são abarcados no mandado.

Após o cumprimento da ordem, o Ministério da Cultura soltou uma nota informando que está à disposição da Polícia Federal e da Justiça e que "até o momento não está a par de detalhes da operação". "Assim que notificado oficialmente, tomará as medidas cabíveis na esfera administrativa", informa. Com informações da Folhapress.

Leia também: PF acha R$ 300 mil em dinheiro no apartamento de Kassab

Campo obrigatório