Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Entenda por que ficamos tontos quando nos levantamos de repente

Não é algo que aconteça sempre, mas está associado a situações concretas

Entenda por que ficamos tontos quando nos levantamos de repente
Notícias ao Minuto Brasil

12:50 - 09/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Curiosidade

Está deitado e sente-se tonto ao levantar da cama rápido? Acontece o mesmo quando está há algum tempo sentado em frente ao computador ou quando se levanta de repente do sofá? Essa tontura passa em meros segundos? Não é caso para ficar assustado.

Trata-se de uma condição chamada de hipotensão ortostática inicial, que leva que a pessoa sinta tonturas e fique até com a visão turva ao mudar repentinamente de postura, mais concretamente, ao se colocar de pé depois de estar sentada ou deitada.

Mas, por que é que isso acontece? De acordo com o médico M. A. Ikram, “estes sintomas ocorrem porque há uma diminuição temporária da quantidade de sangue – e de oxigénio – fornecido ao cérebro”. Em declarações à revista Time, o especialista explica que ao mudarmos o corpo de posição de forma rápida (ou passadas várias horas com a mesma postura) 'a gravidade' faz com que seja mais difícil com que o sangue seja novamente transportado para o coração e cérebro, causando, por isso, uma sensação de fraqueza.

"Isto pode causar uma queda temporária na tensão arterial e é necessário um curto período de tempo para que os mecanismos corretivos possam entrar em ação", diz, salientando que os maiores níveis de desidratação podem fazer com que as pessoas fiquem mais propensas a esta condição.

Mas trata-se de algo grave? Não necessariamente. Se a tontura passar e a visão voltar ao normal dentro de segundos, então não há motivo para sustos, mas se a sensação for recorrente e não passar rapidamente, então o melhor é consultar um médico, pois pode estar perante um caso de disautonomia, isto é, a incapacidade do organismo voltar à normalidade.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório