Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba como cuidar direitinho da saúde dos seus pés

Com o verão chegando é preciso lembrar que os fungos adoram pés quentes e suados

Saiba como cuidar direitinho da saúde dos seus pés
Notícias ao Minuto Brasil

19:22 - 21/10/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Cuidados

Apesar de serem tantas vezes mal tratados ou esquecidos, os pés são a nossa base e devem ser bem cuidados.

Com o verão chegando é preciso lembrar que os fungos adoram pés quentes e suados.

Para que não se lembre dos pés apenas quando tem problemas, a GQ listou, com a ajuda de especialistas, o que deve fazer para cuidar da saúde dos seus pés.

Limpeza

“A limpeza dos pés deve ser feita diariamente com água e sabonete”, avisa a dermatologista Heloísa Costa Carvalho, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O dermatologista Amilton Macedo aconselha ainda a utilização de um esfoliantes duas vezes por semana. Use também uma escova das unhas e não se esqueça de secar bem os pés depois do banho.

Usar ou não a lixa?

“O ideal é não lixar os pés, pois quanto mais lixa, a pele tende a ficar grossa. A dica é hidratar os pés para evitar calosidades”, sublinha o dermatologista.

Hidratação

Especialmente nas estações mais quentes é importante aplicar um creme hidratante nos pés uma vez que a pele fica mais ressecada e com fissuras.

Unhas

Apesar de algumas pessoas terem tendência para ficar com unhas encravadas é importante que não se esqueça de as cortar regularmente. “O corte das unhas deve ser mais reto para elas não encravarem”, sugere Amilton.

Meias de algodão

Deve evitar as meias sintéticas, uma vez que não deixam o pé respirar, e deve optar por meias de algodão que absorvem bem a transpiração. Deve mudar de meias diariamente e mais do que uma vez ao dia se sentir que os seus pés transpiram muito.

Sapatos

Além de alternar os sapatos que usa, Heloísa destaca que é a regra mais importante é: “nunca usar sapatos fechados sem meias”. Para evitar a proliferação de fungos e bactérias também deve deixar os sapatos tomando ar antes de os guardar. Escolha sapatos confortáveis, que não pressionem nenhuma parte do pé.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório