Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba o que pode mudar se deixar de tomar o anticoncepcional

Os prós e os contras de deixar de tomar o anticoncepcional

Saiba o que pode mudar se deixar de tomar o anticoncepcional
Notícias ao Minuto Brasil

13:50 - 18/01/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Contracepção

Porque já toma há muito tempo, porque já não tem parceiro sexual ou porque simplesmente quer parar de tomar hormônios diariamente, muitos são os motivos que a podem levar a deixar de tomar a pílula contracetiva de vez em durante uma temporada.

Mas é importante que consulte o seu médico de família ou ginecologista para saber o que é que ele aconselha e qual a melhor forma de parar a pílula.

Elizabeth Enochs, colaboradora do site Bustle, deixou de tomar a pílula contraceptiva quando terminou um namoro e porque queria reduzir os seus sintomas de ansiedade. Ela conta

as cinco coisas que mudaram desde que parou com esta medicação diária.

1. Ansiedade diminui consideravelmente. Apesar de já sofrer de ansiedade desde criança, Elizabeth explica que a pílula contraceptiva estava agravando os sintomas e que por isso quando parou de tomá-la viu os sintomas diminuiram consideravelmente.

2. Mas os problemas de humor durante o período menstrual pioraram. Aquela tristeza sem motivo, as mudanças de humor repentinas, típicas do período menstrual podem agravar-se quando para de tomar a pílula contraceptiva.

3. Mais lubrificação. A pílula contraceptiva pode interferir de forma negativa na lubrificação vaginal. Depois de parar a pílula a lubrificação pode melhorar e ainda ser mais rápida de atingir.

4. É mais difícil gerir o ciclo menstrual. Depois de parar a pílula é um pouco mais difícil saber sempre quando é que começa e acaba o período menstrual, pior ainda para as pessoas que não têm um período muito regular.

5. A líbido altera-se. Elizabeth diz que quando tomava a pílula tinha sempre vontade de ter relações sexuais, sendo que grande parte das mulheres reporta o contrário – falta de libido provocada pela pílula – mas que desde que parou de a tomar sente que é mais fácil gerir os seus desejos. No caso das mulheres que com a pílula sentem uma diminuição da libido, geralmente quando param de tomar este medicamento sentem um aumento do desejo sexual.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório