Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Covid-19: Descoberto mecanismo que pode explicar gravidade da infeção

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 4.234.618 mortos em todo o mundo

Covid-19: Descoberto mecanismo que pode explicar gravidade da infeção
Notícias ao Minuto Brasil

13:22 - 04/08/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Pesquisa

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) descobriram um mecanismo, associado a uma alteração nos linfócitos T, que pode explicar porque é que a infecção pelo SARS-CoV-2 causa doença leve ou doença grave nos indivíduos.

Em comunicado, o instituto da Universidade do Porto revela hoje que os investigadores descobriram um mecanismo que "pode explicar o motivo pelo qual a infecção pelo SARS-CoV-2 causa doença leve ou mesmo assintomática em alguns indivíduos e doença grave e complicada noutros".

Os resultados do estudo, financiado no âmbito da iniciativa 'Research 4 Covid' da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), foram publicados na revista The Journal of Immunology e o artigo foi destacado como um 'top reader' da edição de setembro.

O estudo, liderado pela investigadora Salomé Pinho, mostrou que as células T circulantes "trocam os seus glicanos [moléculas de açúcar] de forma específica após a infeção com o SARS-CoV-2" e que essa alteração é "mais pronunciada" em indivíduos assintomáticos do que sintomáticos.

"Está assim identificada uma resposta imunológica, baseada em formas glicosiladas de linfócitos T, que confere proteção contra o vírus", assegura o instituto.

A mudança no perfil de glicosilação na resposta imunológica após a infeção pelo SARS-CoV-2 "parece ser desencadeada por um fator inflamatório presente no plasma dos indivíduos".

Segundo a investigadora Salomé Pinho, esta glico-assinatura específica de células T, mais pronunciada em pacientes assintomáticos, "pode ser detetada no diagnóstico" e constituir um "novo biomarcador de prognóstico e de gravidade Covid-19, bem como um novo alvo terapêutico".

Paralelamente, a equipa de investigação demonstrou que, em doentes assintomáticos, as células mononucleares do sangue exibem uma "expressão aumentada de uma proteína específica", capaz de reconhecer eficientemente o vírus e cujos níveis de expressão em monócitos [células inflamatórias que pertencem à primeira linha de defesa] foram correlacionados com "um melhor prognóstico do doente".

Também citados no documento, Inês Alves e Manuel Vicente, primeiros autores do estudo, dizem ser importante salientar que este mecanismo associado à infeção pelo SARS-CoV-2 "pode estar associado a outro tipo de infeções virais respiratórias, o que abre novas oportunidades de investigação noutras doenças infecciosas".

O papel das células T na resolução ou exacerbação da Covid-19, bem como o potencial para fornecer proteção a longo prazo contra a reinfeção pelo SARS-CoV-2, "ainda está por desvendar na sua totalidade", salienta o i3S.

A investigação contou a colaboração do Centro Hospitalar Universitário do Porto e do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 4.234.618 mortos em todo o mundo, entre mais de 198,8 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório