Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aprenda a cuidar dos pés no frio e evitar rachaduras

Durante o frio, por conta dos sapatos fechados, de salto alto e bico fino, homens e mulheres tendem a sofrer mais incômodos com os pés, que podem acumular mais bactérias

Aprenda a cuidar dos pés no frio e evitar rachaduras
Notícias ao Minuto Brasil

13:49 - 25/09/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle INVERNO-SAÚDE

Fechados e algumas vezes apertados dentro de um belo par de botas de salto, ou mesmo em um tênis quentinho, os pés merecem atenção especial no inverno quando fungos e bactérias aproveitam-se do ambiente propício (quente e úmido) para proliferar e causar doenças.


Após o final do verão, estação em que os pés ficam mais à mostra e que por isso recebem mais cuidados, é até normal que as pessoas esqueçam de cuidar dos pés quando a temperatura cai, porque eles ficam escondidos em calçados fechados. Porém, é aí que mora o perigo, conforme comenta a podóloga Tatiany Kermessi, da rede de podologia da Doctor Feet - franquia de serviços e produtos de tratamentos para os pés.

No ambiente úmido e quente, proporcionado pelas meias quentes, os pés suam mais e se formam verdadeiras estufas para que bactérias e fungos se proliferem, causando doenças e mau cheiro. Para evitar micoses, o ideal é fazer a assepsia (limpeza) com loções e cremes específicos sem esquecer, claro, de sempre secar muito bem os pés e entre os dedos após o banho. "Outro cuidado que precisamos ter é com relação à higienização dos calçados e o uso de meias de algodão que absorvem a transpiração", lembra Cristina.

Outro problema enfrentado é a unha encravada causada pelo corte inadequado dos cantos - problema que se agrava com o uso de sapatos mais apertados no inverno. "É possível corrigir a unha encravada com a utilização de aparelhos fabricados em fibra molecular ou órtese elastodôntica", informa Cristina. O equipamento é colocado por cima da unha, com o objetivo de acertar seu crescimento. O tratamento dura, em média, de dois a três meses.

É no inverno também, que os calos costumam incomodar ainda mais. Duros, sensíveis ao toque e arredondados, eles se desenvolvem nas saliências ósseas da parte de cima dos dedos dando ao pé aspecto descuidado. "Nesses casos, é importante que as pessoas procurem atendimento especializado e não tentem tirar os calos em casa de maneira inadequada", finaliza a podóloga.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório