Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Fisioterapia é aliada no tratamento do estrabismo

Terapias e exercícios previnem e reabilitam os distúrbios da visão sensorial e motora; doença atinge adultos e crianças em todo mundo

Fisioterapia é aliada no tratamento do estrabismo
Notícias ao Minuto Brasil

22:41 - 12/04/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Visão

O estrabismo é um distúrbio em que os olhos não olham exatamente para a mesma direção ao mesmo tempo. Ele acontece em virtude da perda do paralelismo entre os olhos. A doença atinge crianças e adultos em todo o mundo. O que muitas pessoas não sabem, é que a fisioterapia é uma grande aliada na prevenção, no tratamento e na reabilitação do estrabismo.

Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto e diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), o estrabismo acontece pela falta de amadurecimento nervoso e muscular. “O distúrbio é uma alteração ocular que, normalmente, acompanha doenças que afetam o cérebro, como, por exemplo, paralisia cerebral, Síndrome de Down, traumas e tumores cranianos, entre outras complicações. Os músculos responsáveis pelos movimentos dos olhos devem trabalhar de forma harmônica, atuando em conjunto num equilíbrio perfeito de forças para não provocar o desvio ocular. Os músculos são controlados pelo cérebro através de impulsos nervosos”, explica.

“O estrabismo faz com que a pessoa veja imagens duplas, sinta alterações funcionais nos olhos, dores de cabeça, tonturas e embaçamento ao realizar esforços visuais. É normal até os três meses de idade que ocorra um grau moderado da doença pois a musculatura da criança ainda não está rígida, mas ela deve ser corrigida naturalmente em pouco tempo”, avalia Martins.

De acordo com o profissional, durante o tratamento da doença a fisioterapia atua com exercícios nos músculos extraoculares (região dos olhos). “As terapias ajudam na correção de desvios e na recuperação da funcionalidade visual. Estão entre as atividades o estímulo da visão com luzes e objetos que são movimentados em todas as direções. Já a prevenção consiste no fortalecimento dos músculos dos olhos, evitando riscos de desorganização do posicionamento dos eixos oculares e consequentemente de desconfortos”, comenta.

“Em adultos o estrabismo pode surgir em virtude de doenças físicas e neurológica ou diabetes. Os acidentes de trânsito também estão fazendo aumentar o número de pessoas que sofrem com o distúrbio em decorrência de traumatismos na cabeça”, alerta Martins.

Para o fisioterapeuta, o estrabismo é uma questão urgente. “Os tratamentos devem ser iniciados o mais rápido possível. Muitos casos podem ser revertidos se diagnosticados no início. Adultos e crianças, assim que sentirem os sintomas da doença devem procurar um profissional da saúde”, finaliza.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório