Meteorologia

  • 26 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Coceira na zona genital não deve ser ignorada; entenda um dos motivos

Talvez seja mais grave do que pensa, como alerta o médico Neel Patel

Coceira na zona genital não deve ser ignorada; entenda um dos motivos
Notícias ao Minuto Brasil

12:24 - 22/04/24 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Saúde

A persistente sensação de coceira na área genital ou a ocorrência de candidíase (uma infecção causada por fungos) nem sempre indicam uma infecção sexualmente transmissível. Como esclarece o médico Neel Patel ao Daily Express, esses sintomas podem ser indicativos de diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença, e muitas vezes passam despercebidos.

De acordo com o portal da Diabetes UK, uma organização de caridade para pessoas com diabetes no Reino Unido, a coceira resulta do aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue. "Coceira e dor na área genital podem indicar uma infecção por fungos (...), sendo um sinal de diabetes tipo 2", conforme mencionado.

Patel destaca que é aconselhável procurar um especialista se a coceira ou candidíase estiverem acompanhadas de outros sintomas, como micção frequente, perda de peso inexplicada, sede intensa, fadiga excessiva e a presença de feridas que não cicatrizam.

Lembrando que a diabetes é uma doença crônica "silenciosa", afetando todas as idades e ambos os sexos. Caracteriza-se pelo aumento dos níveis de glicose no sangue, resultando em hiperglicemia. Os sinais de alerta podem passar despercebidos na diabetes tipo 2, a forma mais comum, que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando esta não é utilizada corretamente pelo organismo.
 
 
Leia Também: Está de ressaca? O que deve comer no café do manhã para recuperar

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório