Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Livro de historiadora francesa conta a História da Virgindade

A historiadora francesa Yvonne Knibiehler mostra em "A História da Virgindade" o percurso da castidade feminina, da Antiguidade greco-romana ao século XXI

Notícias ao Minuto Brasil

17:39 - 30/05/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cultura

Em pleno século XXI a virgindade ainda é moeda de troca em muitos grupos sociais e religiosos. Ainda hoje, muitas jovens e mulheres recorrem a clínicas médicas para reconstituir o hímen e, entre cristãos fundamentalistas do movimento No Sex, ela é muito valorizada. No mundo muçulmano é exigido das noivas um "certificado de virgindade".

A historiadora francesa Yvonne Knibiehler mostra em "A História da Virgindade", livro da Editora Contexto, o percurso da castidade feminina, da Antiguidade greco-romana ao século XXI.

A autora revela o mundo das deusas antigas, reconstrói o culto à Virgem Maria, a celebração das santas Joana D'Arc, Teresa de Ávila, as freiras, as huris de Alá. O livro aborda que a exigência da virgindade foi perdendo terreno nas sociedades ocidentais desde o tempo em que a grande preocupação era assegurar a autenticidade da prole, passando pelo celibato como opção libertadora, pela emergência da "moça" e o apogeu da "donzela", até chegar aos ecos da liberação sexual e à valorização das escolhas pessoais.

O fato é que o tema ultrapassa o espaço da intimidade, invade os consultórios, as escolas, as mídias e as redes sociais. A questão da virgindade se mantém em todas as culturas e parece ainda ter um papel simbólico considerável. Por tudo isso e muito mais, falar de virgindade ainda é muito atual.

Serviço

Livro: A História da Virgindade

Autor: Yvonne Knibiehler

Páginas: 224 páginas

Editora Contexto

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório