Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Hipocondríacos são mais propensos a ter problemas de saúde

Novo estudo revela que as pessoas que sofrem de hipocondria correm um risco maior de realmente ter problemas graves de saúde

Hipocondríacos são mais propensos
a ter problemas de saúde
Notícias ao Minuto Brasil

09:08 - 06/12/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Estudo

Cerca de 2% da população sofre de hipocondria – isto é, um estado de perturbação psíquica em que o indivíduo sobrevaloriza as sensações subjetivas e pensa que elas são alterações ou doenças orgânicas inexistentes. Em outras palavras, é quando uma pessoa tem a mania de pensar que está sempre com algum problema de saúde e com sintomas de doença.

O 'problema' pode mesmo tornar-se real. Um estudo que avaliou sete mil pessoas e que foi publicado na revista científica BMJ Open revela que as pessoas hipocondríacas são mais propensas a desenvolver alguns problemas de saúde graves, como doenças cardíacas.

Segundo reporta a CNN, as conclusões dos investigadores noruegueses da Universidade de Bergen mostraram que 3,3% dos inquiridos tiveram um ataque cardíaco ou de angina durante os 13 anos de desenvolvimento do estudo.

Embora seja pouco, os autores concluíram que o número de pessoas com ansiedade de saúde ou hipocondria neste grupo era o dobro daquelas sem o problema. Em suma, aqueles com altos níveis de ansiedade de saúde corriam um risco 70% maior de desenvolver doença cardíaca. Segundo os autores, a ansiedade deve ser considerada um fator de risco para doença cardíaca coronária.

Leia também: Depilação pode causar consequências indesejadas; entenda

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório