Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça todos os derivados do leite e seus benefícios

Você sabe quais são todos os derivados do leite?

Conheça todos os derivados do leite e seus benefícios
Notícias ao Minuto Brasil

18:00 - 30/03/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle QUEIJO, IOGURTE...

O que são os lácteos? E quando recebemos a recomendação para ingestão de 3 porções de lácteos por dia? São todas iguais para cada tipo? Antes de mais nada, vale entender o que é uma porção.

Leia também: Confira alguns mitos e verdades para comprar e consumir carne

Segundo a consultora da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) e nutricionista, Ana Paula Del´Arco, uma porção de qualquer alimento é calculada com base nas calorias que os alimentos oferecem em determinada quantidade. Depois que há definição calórica, se avalia a quantidade de nutrientes que a porção de determinado grupo alimentar entrega e então se define a quantidade de porções necessárias na dieta. “Ou seja, para cada grupo alimentar o valor calórico é que define uma porção e os nutrientes entregues em cada porção são considerados no cálculo dietético de cada indivíduo", explica.

No caso dos derivados do leite, por conta de sua importância nutricional ímpar deste grupo alimentar e por ser a principal fonte de cálcio da dieta, quando estabelecidas as porções deste grupo alimentar, se considera as recomendações mínimas de ingestão de cálcio, que diferem para cada faixa etária.

Sendo assim, as porções de lácteos que devem ser consumidas no dia, devem suprir as necessidades de cálcio do indivíduo, respeitando um aporte calórico em torno de 100 a 120 calorias por porção.

Nutricionalmente falando, são considerados como 1 porção de lácteos aqueles derivados que entregam os requisitos nutricionais de cálcio e calorias: o próprio leite, o iogurte e os queijos. Os outros derivados são apenas variações na manufatura e não são equivalentes nutricionais de uma porção de lácteo.

Confira as características nutricionais daqueles alimentos que são considerados na recomendação de 3 porções de lácteos ao dia:

1 - LEITE – o leite pode ser o alimento final (puro ou acrescido de outros ingredientes) ou a matéria-prima para a produção de outros alimentos. Um copo de 200 ml de leite integral puro entrega 115 calorias (kcal) e 246 miligramas (mg) de cálcio.

2 - IOGURTE – o iogurte é um produto derivado da fermentação do leite por duas bactérias (Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus), que pode ser consumido puro, em sua forma natural ou acrescido de outros ingredientes. Um copo de 200 gramas de iogurte natural sem açúcar entrega 102 kcal e 286 mg de cálcio.

3 - QUEIJO – o queijo é produzido a partir da coagulação do leite; primeiro pela acidificação bacteriana do leite e depois pela transformação enzimática do leite em coalhada e soro. Uma fatia de 50 gramas de queijo minas frescal entrega 123 kcal e 289,50 mg de cálcio.

Já os outros derivados do leite, são variações na manufatura e devem compor a dieta, pois também oferecem cálcio. Este alimentos devem fazer parte da dieta (compor um plano dietético) sem levar em consideração o volume de uma porção de lácteo na perspectiva nutricional. São eles:

REQUEIJÃO – 3 colheres de sopa rasas (45 gramas) de requeijão cremoso entregam 115,65 kcal e 116,55 mg de cálcio.

MANTEIGA – 1 colher de sopa rasa (15 gramas) de manteiga entrega 113,70 kcal e 0,6 mg de cálcio.

CREME DE LEITE* – 1 colher de sopa cheia (20 gramas) de creme de leite entrega 44,20 kcal e 16,60 mg de cálcio.

LEITE CONDENSADO* – 1 colher de sopa cheia (20 gramas) de leite condensado entrega 62,60 kcal e 49,20 mg de cálcio.

* Vale ressaltar que tanto creme de leite quanto leite condensado, são ingredientes de outras preparações e, em sendo assim, os valores de calorias e de cálcio são aqueles presentes em uma medida caseira (1 colher de sopa cheia) e não em 1 porção em si, pois estes alimentos não têm porções de consumo como alimento, apenas como ingrediente.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório